Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
COM O CÁLCULO MENTAL PODEMOS CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA ENCONTRAR RESPOSTAS DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE, SEM O AUXÍLIO DE UMA CALCULADORA.
VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMINHAS USANDO SOMENTE O CÁLCULO MENTAL.
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ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Questão 1
A CARINA TEM UM LINDO JARDIM EM CASA. NUM CERTO DIA, AO ACORDAR, PERCEBEU QUE HAVIA 10 ROSAS EM SEU JARDIM E NO DIA SEGUINTE JÁ HAVIA 15 ROSAS. O QUE ACONTECEU DE UM DIA PARA O OUTRO?
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A) MORRERAM 5 FLORES.
B) NASCERAM 9 FLORES.
C) MORRERAM 10 FLORES.
D) NASCERAM 5 FLORES.
Questão 2
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NO INÍCIO DO DIA, RICARDO TINHA 23 REAIS. DEPOIS, ELE GANHOU 5 REAIS E EM SEGUIDA MAIS 2 REAIS. COM QUANTO RICARDO FICOU?
Questão 3
MÁRIO ESTÁ REFORMANDO SEU BANHEIRO E DECIDIU COMPRAR 20 CAIXAS DE AZULEJO. SABENDO QUE AS 20 CAIXAS JUNTAS PESAM 40 QUILOGRAMAS, QUANTO PESA 10 CAIXAS?
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A) 10 QUILOGRAMAS.
B) 20 QUILOGRAMAS.
C) 30 QUILOGRAMAS.
D) 40 QUILOGRAMAS.
Questão 4
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PEDRO TINHA 20 CARRINHOS, ELE GANHOU MAIS 10 DE SEU IRMÃO E DEU 5 PARA SEU PRIMO. COM QUANTOS CARRINHOS PEDRO FICOU?
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Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos. (EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10), com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros. (EF03MA07-A) Explorar fatos básicos da multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10 para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas e nos procedimentos de cálculo, mental ou escrito. (EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |