You are currently viewing Matemática – Calculando com a multiplicação

Matemática – Calculando com a multiplicação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

A multiplicação, como você já sabe é uma das quatro operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação e o seu resultado é chamado de produto. Utilizando as ideias da multiplicação e o raciocínio lógico matemático ampliamos as estratégias de cálculo.

Vamos responder a algumas questões?

Adaptado de: https://cutt.ly/fVpULlr, acesso em, 18 set. 22.

Questão 1

 Observe o brinquedo que aparece abaixo. Você conhece? Já foi a um parque de diversões? A roda-gigante é um brinquedo bem comum em parque de diversões.

Adaptado de: https://cutt.ly/sVpE9VK , acesso em 18, set. 22.

a) Supondo que cada cabine dessa roda-gigante comporte 4 pessoas, quantas pessoas podem subir no total?

b) Como você chegou a essa conclusão?

Questão 2

Observe as representações em cada item e complete as sentenças.

Questão 03

Acompanhe como Antonela calculou mentalmente 2 x 30. Em seguida, calcule mentalmente as multiplicações apresentadas.

Adaptado de: https://cutt.ly/uVpY7I8, acesso em 18, set. 22

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz um cálculo bastante interessante que vai te levar a utilizar o raciocínio lógico matemático.

Canal Lucyana Oliveira. O problema das 90 maçãs – 4º ano. Disponível em: O PROBLEMA DAS 90 MAÇÃS 4º ano – YouTube
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador.
(EF04MA03-A) Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF04MA06-C) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.