You are currently viewing Matemática – Ampliação e redução de figuras

Matemática – Ampliação e redução de figuras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

O processo de aumentar alguma coisa, mantendo-se as mesmas características, isto é, a mesma forma, é conhecido como ampliação.

O processo inverso da ampliação é conhecido como redução.

Vamos resolver alguns exercícios.

Disponível em: https://cutt.ly/d1vpsko

Assista a videoaula a seguir:

Youtube, Canal Conexão Escola, Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – AMPLIAÇÃO E REDUÇÃO DE FIGURAS

Questão 1

Resolva algumas questões com este divertido jogo. Acesse o link:

Caso não tenha acesso à internet, as questões são as seguintes:

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.
(EF05MA13-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
(EF05MA12-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.