You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – POEMAS VISUAIS

LÍNGUA PORTUGUESA – POEMAS VISUAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE PODE SER ESCRITO CONFORME RÍGIDAS NORMAS — OS POEMAS DE FORMA FIXA — OU EM VERSOS LIVRES, NOS QUAIS MAIS VALEM AS IMAGENS DO QUE A MÉTRICA.

POESIA VISUAL É UMA EXPRESSÃO POÉTICA INFORMAL QUE VALORIZA OS EFEITOS VISUAIS, OU SEJA, SUA ESTRUTURA FORMA IMAGENS.

ESSA IMAGENS COMPLETAM O SENTIDO DO POEMA, DANDO MAIOR EXPRESSIVIDADE E PODENDO COMBINAR-SE COM OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

DESCUBRA TODOS OS DETALHES E TIPOS SOBRE O QUE É POEMA VISUAL!


VAMOS VER A VIDEOAULA?

Fonte: https://youtu.be/Sj5G3IzUJJ8

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

HOJE NOSSA ATIVIDADE SERÁ UMA TRANSCRIÇÃO. VOCÊ FARÁ UMA TRANSCRIÇÃO DO POEMA DA LETRA MINÚSCULA PARA A MAIÚSCULA. SE PRECISAR CONSULTE O ALFABETO.

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF15LP04-B) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, tais como: boxes de complementação, linguagem ou de remissão; infográficos; negrito, itálico, letra capitular; uso de notas de rodapé; hiperlinks; som e movimento; cores, imagens.(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.(EF15LP17-A/B/C) Identificar elementos visuais, sonoros e de interatividade em poemas visuais, concretos e ciberpoemas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA
@poema.concreto (autorizado pelo autor)