You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – POEMAS: POETAS E POETISAS

LÍNGUA PORTUGUESA – POEMAS: POETAS E POETISAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL (FORMA DE REDAÇÃO) GERALMENTE ESCRITO EM VERSOS E ESTROFES.

SUA FINALIDADE É EXPRESSAR ALGUM SENTIMENTO, EMOÇÃO OU PENSAMENTO.

A PALAVRA “POEMA” DERIVA DO VERBO GREGO “POIÉO“, QUE SIGNIFICA “FAZER, CRIAR, COMPOR”.

CHAMAMOS DE POETAS OU POETISAS OS AUTORES DOS POEMAS.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

FONTE: https://youtu.be/cprFAw2jjpA

AGORA, É HORA DA ATIVIDADE!

QUESTÃO 1

ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO OS NOMES DE ALGUNS POETAS OU POETISAS:

CORA CORALINA (CORA)

MANUEL BANDEIRA (MANUEL)

PEDRO BANDEIRA (PEDRO)

RUTH ROCHA (RUTH)

CECÍLIA MEIRELES (CECÍLIA)

VINICIUS DE MORAES (VINICIUS)

XZYBHMZXÇTK
ZXCORAHXYÇT
XYEWXNPEDRO
WHCXZUXYXWX
ZKIYYEZXHPY
XXLKKLRRUTH
WWIYÇXXZYWY
YZAVINICIUS

QUESTÃO 2

QUE TAL COMPLETARMOS O TEXTO LACUNADO?

ONDE VAIS, ______________________

CORRENDO PELO CAMINHO

ASSIM TÃO DESCONSOLADO?

ANDAS PERDIDO, ______________________

ESPETASTE O _____ NO ESPINHO

O QUE SENTES, POBRE COITADO!

— ESTOU COM UM MEDO DANADO

ENCONTREI UM _________________ !


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIASEnsino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA