You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – LEGENDAS

LÍNGUA PORTUGUESA – LEGENDAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


AS LEGENDAS DE FOTOGRAFIAS SÃO TEXTOS BREVES QUE, NORMALMENTE, OCORREM SOBREPOSTOS A UMA IMAGEM COM A FINALIDADE DE ESCLARECER ELEMENTOS LIGADOS AO QUE ESTÁ REPRESENTADO VISUALMENTE, MAS QUE NÃO PODEM SER PRECISADOS POR QUEM OBSERVA A IMAGEM.

QUAL A NATUREZA DA CENA? HÁ PERSONAGENS? QUEM SÃO ELES? QUAIS AS REFERÊNCIAS ESPACIAIS E TEMPORAIS DA IMAGEM?

ASSEMELHAM-SE, PORTANTO, AO PRIMEIRO PARÁGRAFO DAS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS, INDICANDO O QUÊ, QUEM, ONDE, QUANDO…

UMA MANCHETE (DO FRANCÊS MANCHETE) É UM TÍTULO DE UMA NOTÍCIA NUM JORNAL OU REVISTA, ESCRITO COM LETRAS GRANDES E VISTOSAS E, MUITAS VEZES, COLOCADO NA PRIMEIRA PÁGINA.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

FONTE: https://youtu.be/UbUiluVpPlw

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E ESCREVA UMA LEGENDA BEM LEGAL:

 FONTE: https://opopular.com.br/noticias/2.234055/goi%C3%A2nia-n%C3%A3o-sabe-o-que-fazer-com-o-lixo-1.1310026

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

FONTE: CANVA

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

FONTE: CANVA

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

FONTE: CANVA

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________


https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA