You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: POEMAS E POESIAS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: POEMAS E POESIAS

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


O POEMA TRADUZ EM PALAVRAS UM UNIVERSO DESCONHECIDO JUNTO ÀS EMOÇÕES E PERMITE CRIAR POSSIBILIDADES DE COMPOR PENSAMENTOS.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM POEMA LEVA EM CONTA AS SONORIDADES, PULSAÇÕES E RITMOS QUE O POETA DESEJA ALCANÇAR E A IDEOLOGIA QUE ELE PRETENDE REPRODUZIR FAZENDO COM QUE A CRIATIVIDADE TENHA ESPAÇO DENTRO DAS PRODUÇÕES.

O POEMA É UMA FORMA ESPECÍFICA DE TEXTO, ORGANIZADO EM VERSOS, PODENDO TER MÉTRICA DE RIMAS, OU NÃO.

A POESIA É COMO UMA MÁGICA DAS PALAVRAS, CHEIA DE SURPRESAS E MISTÉRIOS. ELA PODE SIGIFICAR MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO, DEIXANDO NOSSA IMAGINAÇÃO VOAR.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

CANAL: PORTAL CONEXÃO ESCOLA – https://youtu.be/Gk0fh2UvE7M

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

RELEIA O POEMA “COLO DE AVÓ” – ROSEANA MURRAY E FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA.

PASSARINHOS

ROSEANA MURRAY –

A AVÓ É AMESTRADORA

DE PASSARINHOS.

ELA CANTA, ASSOVIA.

DO SEU CORPO O AMOR ESCAPA

E ENLAÇA O AR.

ENTÃO OS PASSARINHOS

VOAM PARA SEUS BRAÇOS

E ELA VIRA NINHO.


QUESTÃO 2

TENTE COMPLETAR A CANTIGA COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:

A LÍNGUA DO NHEM

                                      CECÍLIA MEIRELES

—-

HAVIA UMA ________________________________

QUE ANDAVA ABORRECIDA

POIS DAVA A SUA VIDA

PARA FALAR COM ALGUÉM.

E ESTAVA SEMPRE EM _______________________________

A BOA VELHINHA

RESMUNGANDO SOZINHA:

NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM…

O ___________________ QUE DORMIA

NO CANTO DA COZINHA

ESCUTANDO A VELHINHA,

PRINCIPIOU TAMBÉM

A MIAR NESSA LÍNGUA

E SE ELA RESMUNGAVA,

O ______________________________  A ACOMPANHAVA:

NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM…


QUESTÃO 3

AGORA OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E COLOQUE-AS NO LUGAR CERTO.

VELHINHA –  CASA – GATO – GATINHO

QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRAS ABAIXO?

VELHINHA

_________________________

CASA E GATO?

_________________________

GATINHO?

__________________________


Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita.(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.(EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
MEIRELES, CECÍLIA. OU ISTO, OU AQUILO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. 
MURRAY, Roseana. Colo de avó. São Paulo: Brinque-book, 2016. 
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
CANVA