ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O POEMA TRADUZ EM PALAVRAS UM UNIVERSO DESCONHECIDO JUNTO ÀS EMOÇÕES E PERMITE CRIAR POSSIBILIDADES DE COMPOR PENSAMENTOS.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM POEMA LEVA EM CONTA AS SONORIDADES, PULSAÇÕES E RITMOS QUE O POETA DESEJA ALCANÇAR E A IDEOLOGIA QUE ELE PRETENDE REPRODUZIR FAZENDO COM QUE A CRIATIVIDADE TENHA ESPAÇO DENTRO DAS PRODUÇÕES.
O POEMA É UMA FORMA ESPECÍFICA DE TEXTO, ORGANIZADO EM VERSOS, PODENDO TER MÉTRICA DE RIMAS, OU NÃO.
A POESIA É COMO UMA MÁGICA DAS PALAVRAS, CHEIA DE SURPRESAS E MISTÉRIOS. ELA PODE SIGIFICAR MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO, DEIXANDO NOSSA IMAGINAÇÃO VOAR.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
RELEIA O POEMA “COLO DE AVÓ” – ROSEANA MURRAY E FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO BEM BONITA.
PASSARINHOS
ROSEANA MURRAY –
A AVÓ É AMESTRADORA
DE PASSARINHOS.
ELA CANTA, ASSOVIA.
DO SEU CORPO O AMOR ESCAPA
E ENLAÇA O AR.
ENTÃO OS PASSARINHOS
VOAM PARA SEUS BRAÇOS
E ELA VIRA NINHO.
QUESTÃO 2
TENTE COMPLETAR A CANTIGA COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
A LÍNGUA DO NHEM
CECÍLIA MEIRELES
—-
HAVIA UMA ________________________________
QUE ANDAVA ABORRECIDA
POIS DAVA A SUA VIDA
PARA FALAR COM ALGUÉM.
E ESTAVA SEMPRE EM _______________________________
A BOA VELHINHA
RESMUNGANDO SOZINHA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM…
O ___________________ QUE DORMIA
NO CANTO DA COZINHA
ESCUTANDO A VELHINHA,
PRINCIPIOU TAMBÉM
A MIAR NESSA LÍNGUA
E SE ELA RESMUNGAVA,
O ______________________________ A ACOMPANHAVA:
NHEM-NHEM-NHEM-NHEM-NHEM…
QUESTÃO 3
AGORA OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E COLOQUE-AS NO LUGAR CERTO.
VELHINHA – CASA – GATO – GATINHO
QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRAS ABAIXO?
VELHINHA
_________________________
CASA E GATO?
_________________________
GATINHO?
__________________________
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (GO-EF01LP40) Reconhecer, a partir de textos como quadrinhas, cantigas, parlendas, entre outros gêneros as características do sistema de escrita: letras e palavras; relação entre fala e escrita.(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.(EF15LP17) Apreciar poemas visuais, entre outros, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. MEIRELES, CECÍLIA. OU ISTO, OU AQUILO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. MURRAY, Roseana. Colo de avó. São Paulo: Brinque-book, 2016. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |