You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: LISTAS

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: LISTAS

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


LISTA É UM TIPO DE TEXTO QUE TRAZ OS NOMES COLOCADOS ABAIXO UM DO OUTRO, POR ORDEM OU NÃO, DE ALGUM PRODUTO, NOMES DE PESSOAS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR O QUE SE PLANEJA FAZER.

OU SEJA, É UM TIPO DE TEXTO QUE USAMOS PARA ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.

EM UMA LISTA OS NOMES DAS PESSOAS OU DOS OBJETOS SÃO ESCRITOS UM EMBAIXO DO OUTRO E PODEM ESTAR ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA E, ATÉ MESMO, EM ORDEM DE PREFERÊNCIA.


VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LISTAS?

Canal Portal Conexão EscolaAprender Sempre 1º ano – L. Portuguesa – 1ºBim – Videoaula 5 – GÊNERO TEXTUAL:…”. Disponível em: <https://youtu.be/DRH72WT8xHM>. Acesso em: 17 Mai 2022.

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

MUITO LEGAL O POEMA “AS BORBOLETAS”, RELEIA O POEMA E, EM SEGUIDA ENCONTRE AS CORES DAS BORBOLETAS NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO.

AS BORBOLETAS

  • VINÍCIUS DE MORAES –

BRANCAS

AZUIS

AMARELAS 

E PRETAS

BRINCAM NA LUZ 

AS BELAS BORBOLETAS

  • FRAGMENTO DO TEXTO
HYBGBVBL
ÇZXVONYW
XTYPRETA
CHHRBSDZ
SRJSOXRU
DFPDLVCL
AMARELAT
QDMYTCBN
WZBRANCA

AGORA, VAMOS FAZER UMA LISTA DAS CORES ENCONTRADAS?

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________

__________________________________________


QUESTÃO 2

VEJAM OS ANIMAIS QUE ESTÃO NA ARCA. AGORA, FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DESSES ANIMAIS. VAMOS LÁ?


Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(GO-EF01LP37) Reconhecer que letras representam sons e que as combinações das mesmas formam sílabas e palavras.(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
136 p. ISBN 857526-190-8 1.

Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título.

MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2000.

IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA