You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CARTA

LÍNGUA PORTUGUESA – GÊNERO TEXTUAL: CARTA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLÁ, CRIANÇAS! UMA CARTA É UM GÊNERO TEXTUAL QUE CONSISTE EM UMA MENSAGEM ESCRITA OU DIGITADA QUE É GERALMENTE ENVIADA DE UMA PESSOA PARA OUTRA, SEJA POR CORREIO TRADICIONAL OU POR MEIOS ELETRÔNICOS, COMO E-MAIL.

AS CARTAS SÃO UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ESCRITA QUE PODEM SERVIR A DIVERSOS PROPÓSITOS, COMO EXPRESSAR SENTIMENTOS, TRANSMITIR INFORMAÇÕES, FAZER SOLICITAÇÕES, OFERECER CONGRATULAÇÕES E MUITO MAIS.

UMA CARTA GERALMENTE SEGUE UMA ESTRUTURA PADRÃO, QUE INCLUI: LOCAL E DATA, REMETENTE, DESTINATÁRIO, SAUDAÇÃO, CORPO DA CARTA E, DESPEDIDA.


VAMOS FAZER A ATIVIDADE?

QUESTÃO 1

HOJE VAMOS ESCREVER UMA CARTA E ENVIAR PARA A TURMA DO 2º ANO CONTANDO TUDO QUE A GENTE TEM APRENDIDO E COMBINANDO UM ENCONTRO PARA CONVERSARMOS PESSOALMENTE. VAMOS LÁ?

__________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF01LP21) ESCREVER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, LISTAS DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE ORGANIZAM A VIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR, DENTRE OUTROS GÊNEROS DO CAMPO DA ATUAÇÃO CIDADÃ, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E O TEMA/ASSUNTO DO TEXTO.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA