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LÍNGUA PORTUGUESA – ACENTUAÇÃO GRÁFICA: ACENTOS AGUDO E CIRCUNFLEXO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS CONHECER DOIS SINAIS GRÁFICOS QUE DÃO UMA CARINHA ESPECIAL ÀS PALAVRAS: O ACENTO AGUDO E O ACENTO CIRCUNFLEXO. VAMOS DESCOBRIR COMO ELES FUNCIONAM!

O ACENTO AGUDO: É UM PEQUENO TRAÇO INCLINADO QUE COLOCADO EM CIMA DE UMA VOGAL, COMO O “Á”, “É”, “Í”, “Ó” E “Ú”.

ELE DEIXA A VOGAL COM UM SOM MAIS FORTE E É ABERTO.

O ACENTO CIRCUNFLEXO: PARECE UM CHAPEUZINHO COLOCADO EM CIMA DE UMA VOGAL, COMO O “”, “Ê” E “Ô”.

ELE FAZ A VOGAL FICAR UM POUQUINHO MAIS DEMORADA, COMO SE ESTIVESSE ALONGANDO A VOZ. APRESENTANDO UM SOM FECHADO.


VAMOS JOGAR?

QUESTÃO 1

VAMOS COLOCAR AS PALAVRAS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA?

QUESTÃO 2

AGORA, REESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ACENTUOU NA ATIVIDADE ANTERIOR

1 – ________________________________________

2 – ________________________________________

3 – ________________________________________

4 – ________________________________________

5 – ________________________________________

6 – ________________________________________

QUE TAL FAZER UM DESENHO?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF05LP03-C) RECONHECER SINAIS GRÁFICOS COMO O ACENTO AGUDO E O CIRCUNFLEXO, RELACIONANDO O PRIMEIRO COM VOGAIS ABERTAS E O SEGUNDO, COM AS FECHADAS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA