ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS CONHECER DOIS SINAIS GRÁFICOS QUE DÃO UMA CARINHA ESPECIAL ÀS PALAVRAS: O ACENTO AGUDO E O ACENTO CIRCUNFLEXO. VAMOS DESCOBRIR COMO ELES FUNCIONAM!
O ACENTO AGUDO: É UM PEQUENO TRAÇO INCLINADO QUE COLOCADO EM CIMA DE UMA VOGAL, COMO O “Á”, “É”, “Í”, “Ó” E “Ú”.
ELE DEIXA A VOGAL COM UM SOM MAIS FORTE E É ABERTO.
O ACENTO CIRCUNFLEXO: PARECE UM CHAPEUZINHO COLOCADO EM CIMA DE UMA VOGAL, COMO O “”, “Ê” E “Ô”.
ELE FAZ A VOGAL FICAR UM POUQUINHO MAIS DEMORADA, COMO SE ESTIVESSE ALONGANDO A VOZ. APRESENTANDO UM SOM FECHADO.
VAMOS JOGAR?
QUESTÃO 1
VAMOS COLOCAR AS PALAVRAS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA?
QUESTÃO 2
AGORA, REESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ACENTUOU NA ATIVIDADE ANTERIOR
1 – ________________________________________
2 – ________________________________________
3 – ________________________________________
4 – ________________________________________
5 – ________________________________________
6 – ________________________________________
QUE TAL FAZER UM DESENHO?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF05LP03-C) RECONHECER SINAIS GRÁFICOS COMO O ACENTO AGUDO E O CIRCUNFLEXO, RELACIONANDO O PRIMEIRO COM VOGAIS ABERTAS E O SEGUNDO, COM AS FECHADAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |