You are currently viewing História – Viver bem

História – Viver bem

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

OS SERES HUMANOS VIVEM EM SOCIEDADES. MAS PARA QUE A CONVIVÊNCIA TENHA ORGANIZAÇÃO SÃO NECESSÁRIAS REGRAS. PARA UMA VIDA DIGNA É IMPORTANTE QUE SEJAM RESPEITADAS GARANTIAS BÁSICAS COMO ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/fam%c3%adlia-incapacidade-6326185/ Acesso em: 10 dez. 2022

QUESTÃO 1

LEIA NOTÍCIA A SEGUIR:

CERCA DE 18 MILHÕES DE MENINOS E MENINAS DE ATÉ 14 ANOS PASSAM FOME NO BRASIL. O LEVANTAMENTO DA FUNDAÇÃO ABRINQ APONTA QUE DESSAS, PELO MENOS 9 MILHÕES VIVEM EM SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA. ALÉM DISSO, ELAS VIVEM NAS RUAS OU EM BARRACOS, EM SUA MAIORIA, EM ESPAÇOS SEM BANHEIROS E COM MAIS DE TRÊS MORADORES PARA CADA DORMITÓRIO OU DOMICÍLIO. OS DADOS SÃO DA PESQUISA CENÁRIO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA NO BRASIL, ELABORADO PELA FUNDAÇÃO ABRINQ.

 Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/mais-de-18-milhoes-de-criancas-vivem-em-situacao-de-fome-no-brasil/. Acesso em 10 dez. 2022

  1. AGORA QUE VOCÊ LEU A NOTÍCIA, QUAIS SÃO AS SITUAÇÕES DESCRITAS MOSTRAM CONDIÇÕES DE VIDA INDIGNA?
  2. HÁ ALGUMA FORMA DE RESOLVER O PROBLEMA APRESENTADO NA NOTÍCIA?

QUESTÃO 2

PARA QUE A CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE FAMILIAR OCORRA DE FORMA ORGANIZADA, SÃO ESTABELECIDAS REGRAS. ESSAS REGRAS, GERALMENTE, SÃO REPASSADAS PELOS RESPONSÁVEIS (PAIS, AVÓS, TIOS).

FAÇA UMA LISTA DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE SÃO PRATICADAS EM SUA CASA.

QUESTÃO 3

NA ESCOLA CONVIVEMOS COM DIFERENTES TIPOS DE CRIANÇAS E ADULTOS, CADA UM COM SUAS CARACTERÍSTICAS E MODO DE SER.

ELABORE UM CARTAZ QUE CONTENHA ATITUDES QUE DEVEMOS SEGUIR PARA RESPEITAR OS COLEGAS E PROFISSIONAIS DA ESCOLA E PARA QUE TODOS CONSIGAM TER UMA BOA CONVIVÊNCIA.


SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Lugar de criança é na escola” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RelgYmcxi18 Acesso 18 Dez 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-2o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidade
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Referências
CHARLIER, Ana Maria; SIMIELLI, Ana Maria. Ápis história – 2° ano. 2 ed. São Paulo: Ática: 2017.

PLENARINHO. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sLrfHmlebUA. Acesso em 10 dez. 2022.