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História – Américas: entre dominações e resistências

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Compreender as ações humanas ao longo do tempo é o que a história se encarrega de estudar. Para tanto utiliza as mais variadas fontes. Analisando as diacronias e sincronias no tempo. Aprendemos recentemente que: durante o processo de tomada do Império Asteca, os espanhóis fizeram alianças com indígenas inimigos dos astecas. A conquista e a colonização do território americano causaram a morte de milhões de indígenas. Atualmente, os descendentes de indígenas continuam lutando por seus direitos. Na época da chegada dos europeus, a América era habitada por cerca de 50 milhões de indígenas. Cada um dos povos indígenas que viviam na América tinha sua própria língua, costumes, tradições, enfim, sua própria cultura. Atualmente, o Brasil é habitado por diversos povos indígenas que mantêm muitos dos aspectos do modo de vida de seus antepassados. E agora …

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Após observar a foto acima, o que podemos concluir sobre os habitantes das Américas antes da colonização?

Questão 2

Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno:

Em 1723, os Manao decidiram vingar Huiuebene. O guerreiro Ajuricaba, seu filho, afastou as aldeias indígenas dos povoados portugueses e comandou ataques através de emboscadas. Os holandeses da Guiana cediam armas aos índios, buscando alianças que não se efetivaram nas áreas de fronteira. 

[…] Portugal ampliou os recursos militares para o rio Negro, enviando uma expedição militar com forte artilharia para bombardear as aldeias indígenas. Belchior Mendes de Morais, comandante da expedição, seguiu destruindo aldeias e matando os índios habitantes do rio Negro e seus afluentes. Cálculos oficiais falam em mais de 40 mil índios mortos, além do extermínio do povo Manao. Aprisionado com centenas de outros índios Manao, Ajuricaba rebelou-se a caminho da prisão em Belém, morrendo afogado ao se atirar no rio Negro para escapar dos portugueses.

OLIVEIRA, João Pacheco de. FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A Presença Indígena na Formação do Brasil / Pág. 56 e LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004372.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2022.

  1. Identifique qual conflito é narrado no texto?
  2. Quais foram as consequências das conquistas europeias para os nativos?
  3. Faça uma pesquisa na internet sobre os direitos indígenas nos dias atuais. Eles são respeitados? Dê exemplos.

SAIBA MAIS

Aperte o play, assista o vídeo e tenha mais informações

Canal Uilson Duarte. “Atividade 10 7° ano Os indígenas e a diversidade”. Disponível em:<https://youtu.be/wf-JXXUwwxU>. Acesso em: 15 ago. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7o-ano/

Habilidade:(EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista européia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
Referencial teórico Fico, Carlos. História do Brasil contemporâneo. 1. ed. 2ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2019.
Mesgravis, Laima. História do Brasil colônia. 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018.
Prado, Maria Ligia Prado. História da América Latina. – 1. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018