You are currently viewing História – Estado Moderno

História – Estado Moderno

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA

O Estado é uma das instituições mais importantes na vida política da humanidade. A formação da sua versão moderna corresponde a um período em que a Europa passava por muitas mudanças.

Questão 1

Quando e como se deu a formação do Estado moderno?

Questão 2

Anote exemplos da presença do Estado na sociedade atual.

Questão 3

Faça uma comparação entre as forças sociais que atuaram no momento da formação do Estado moderno e as forças sociais que dominam o Estado hoje.

Saiba Mais

O Estado Moderno

Canal Anísio Filho. O Estado moderno. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SiY1m_3dTcI> acesso em 03, jun. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6a-serie/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAHI0618) Perceber as forças políticas e sociais que dominaram o processo de centralização do poder e formação dos Estados Modernos.
(EAJAHI0619) Relacionar o fortalecimento das monarquias europeias às inovações científicas do período e à expansão marítima do continente.
(EAJAHI0620) Compreender as mudanças organizacionais e estruturais empreendidas pelos monarcas para a centralização do poder.
Referencial teóricoVAINFAS, Ronaldo. et al. História.doc, 7º ano: ensino fundamental, anos finais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.