You are currently viewing Ciências da Natureza – Como a energia elétrica impactou nossas vidas?

Ciências da Natureza – Como a energia elétrica impactou nossas vidas?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

É quase automático: apertamos o interruptor e a luz se acende. Algo tão corriqueiro em nossas vidas não faz parte do cotidiano de algumas famílias brasileiras até o presente momento e, em um passado não muito distante, ter uma luz ligada era a exceção. De onde vem a energia elétrica que temos em nossas residências? Tão importante quanto é, seria ela capaz de gerar algum impacto negativo?

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

Preencha a tabela, apontando as características, vantagens e desvantagens de cada fonte produtora de energia citada:

Fonte de energiaCaracterísticasVantagens e desvantagens
Energia solar

Energia hidrelétrica

Energia eólica

Termoelétrica

Energia nuclear

QUESTÃO 2

Qual é a principal fonte energética da sua cidade? De onde vem a energia utilizada na sua residência e na sua escola? Caso necessário, realize uma pesquisa para responder a essas questões.

QUESTÃO 3

As energias renováveis apresentam menor impacto ambiental, uma vez que se utilizam de matéria prima que se renova. Entretanto, elas também provocam problemas socioambientais. Veja a seguir alguns desafios inerentes a esse tema:

Link 1: Por que as mulheres nordestinas protestam contra a energia eólica?
Disponível em: https://stories.app.goo.gl/ntbE

Link 2: Hidrelétrica pode ter contribuído para casos de febre amarela
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/ult18012000041.htm

Diante do exposto, reflita: como cada indivíduo pode contribuir para que tais problemas sejam minimizados?

QUESTÃO 4

Elabore uma campanha de sensibilização, em áudio, vídeo ou cartaz, alertando a população para as ações que devem ser adotadas para reduzir os impactos gerados pelas usinas produtoras de energia.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7a-serie/


SAIBA MAIS

O vídeo a seguir é uma síntese do bate papo entre a professora Mariana Araguaia e o engenheiro aposentado Elias de Sá, sobre a vida sem a energia elétrica. Vamos prestigiá-lo?

Canal Mariana Araguaia. “A vida sem energia elétrica”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em mai. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0701) Identificar e analisar fontes produtoras (renováveis e não renováveis) de energia, discutir os impactos socioambientais de sua produção e investigar os recursos energéticos do Estado de Goiás.
Geografia(EAJAGE0711) Analisar a inserção das tecnologias nos processos e meios de produção industriais na perspectiva da Globalização excludente.
(EAJAGE0712) Compreender as diferentes formas de industrialização e a economia do Brasil no contexto global.
(EAJAGE0714) Identificar atividades que mais modificaram as paisagens latino americanas nos últimos tempos.
(EAJAGE0715) Entender a dinâmica das energias usadas no cotidiano desde o processo de geração até o fornecimento, especificamente na América Latina.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.