Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Na matemática utilizamos um sistema de eixo que nos permite a localização de qualquer ponto no plano ou no espaço.
Vamos responder a algumas questões?
Questão 1
Resolva algumas questões relacionadas à localização neste jogo divertido. Acesse o link:
Caso não tenha acesso à internet, as questões são:
Observe a imagem a seguir, qual objeto está localizado no D2:
- Qual par ordenado está localizado a bola?
Observe a malha quadriculada a seguir:
- Quais as coordenadas do ponto A?
- Observe a planta de um clube desenhada em malha quadriculada abaixo e o trajeto realizado por Laura, umas das funcionárias do local. Ela saiu da coordenada (2,1), passou pela coordenada (5,2), foi à coordenada (5,5) e por fim parou na coordenada (1,4). Em qual espaço do clube ela chegou?
- (Saresp 2007). Observe a figura abaixo. Em qual posição está a roda da frente do carro?
Observe na figura abaixo, o caminho percorrido por Tiago. Ele saiu do ponto A e chegou ao ponto B.
- Como ele fez para chegar ao ponto B?
Observe o parque de diversões representado abaixo: Assinale a alternativa que mostra a localização do carrossel.
(Saresp 2007). O barco na figura ao lado está localizado na posição X.
- Que posição é esta?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz curiosidades sobre a montanha russa mais alta do mundo.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros. (EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |