Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
EM MUITAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA, PRECISAMOS DESCREVER A POSIÇÃO DOS OBJETOS OU PESSOAS PARA QUE SEJAM LOCALIZADOS. PARA NOS AJUDAR PODEMOS USAR A LOCALIZAÇÃO E O DESLOCAMENTO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
JOÃO TRABALHA EM UM RESTAURANTE, LÁ EXISTE UMA PLACA INDICANDO ONDE FICA A ENTRADA DO ESTACIONAMENTO. VEJA A PLACA A SEGUIR:
ELA ESTÁ INDICANDO QUAL POSIÇÃO?
- PARA CIMA
- PARA BAIXO
- PARA A ESQUERDA
- PARA A DIREITA
Questão 2
A IMAGEM ABAIXO É UMA REPRESENTAÇÃO DE UM CINEMA QUE MOSTRA AS CADEIRAS NUMERADAS DE 1 A 20. JULIANA GANHOU UM INGRESSO E NELE ESTAVA ESCRITO QUE SUA CADEIRA SE LOCALIZA ANTES DO NÚMERO 13 E ACIMA DO NÚMERO 7. QUAL É A CADEIRA DE JULIANA?
Questão 3
DE ACORDO COM A IMAGEM ABAIXO, QUAIS TRANSPORTES ESTÃO DO LADO ESQUERDO?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
APRENDA A FAZER UMA CALCULADORA DE ADIÇÃO COM MATERIAIS QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA. VEJA COMO É FÁCIL!
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF02MA12-A) Identificar e registrar a localização, em linguagem verbal ou não verbal, utilizando os termos ao lado de, entre, antes de, após o, à esquerda ou à direita e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido como ir adiante, em linha reta e mudar de direção virando à direita ou à esquerda; caminhar na mesma direção, mas em sentido oposto ao deslocamento de alguém. Exemplo: utilizar um croqui da sala de aula para indicar que uma pessoa está entre outras duas, ou à direita de uma e à esquerda de outra, ou em frente ao quadro e ao lado da porta. (EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |