Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
COM O CÁLCULO MENTAL PODEMOS CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA ENCONTRAR RESPOSTAS DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE, SEM O AUXÍLIO DE UMA CALCULADORA.
VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMINHAS USANDO SOMENTE O CÁLCULO MENTAL.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Questão 1
A CARINA TEM UM LINDO JARDIM EM CASA. NUM CERTO DIA, AO ACORDAR, PERCEBEU QUE HAVIA 10 ROSAS EM SEU JARDIM E NO DIA SEGUINTE JÁ HAVIA 15 ROSAS. O QUE ACONTECEU DE UM DIA PARA O OUTRO?
A) MORRERAM 5 FLORES.
B) NASCERAM 9 FLORES.
C) MORRERAM 10 FLORES.
D) NASCERAM 5 FLORES.
Questão 2
NO INÍCIO DO DIA, RICARDO TINHA 23 REAIS. DEPOIS, ELE GANHOU 5 REAIS E EM SEGUIDA MAIS 2 REAIS. COM QUANTO RICARDO FICOU?
Questão 3
MÁRIO ESTÁ REFORMANDO SEU BANHEIRO E DECIDIU COMPRAR 20 CAIXAS DE AZULEJO. SABENDO QUE AS 20 CAIXAS JUNTAS PESAM 40 QUILOGRAMAS, QUANTO PESA 10 CAIXAS?
A) 10 QUILOGRAMAS.
B) 20 QUILOGRAMAS.
C) 30 QUILOGRAMAS.
D) 40 QUILOGRAMAS.
Questão 4
PEDRO TINHA 20 CARRINHOS, ELE GANHOU MAIS 10 DE SEU IRMÃO E DEU 5 PARA SEU PRIMO. COM QUANTOS CARRINHOS PEDRO FICOU?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos. (EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10), com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros. (EF03MA07-A) Explorar fatos básicos da multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10 para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas e nos procedimentos de cálculo, mental ou escrito. (EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |