Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA. AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS SÃO AQUELAS QUE POSSUEM APENAS DUAS DIMENSÕES: COMPRIMENTO E LARGURA. ENTRE ELES ESTÃO O CÍRCULO, O QUADRADO, O TRIÂNGULO, O RETÂNGULO E VÁRIOS OUTROS.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
A PALAVRA “FOTOGRAFIA” É FORMADA PELA JUNÇÃO DOS ELEMENTOS “PHOS/PHOTO” = LUZ, E “GRAPHEIN” = MARCAR, DESENHAR OU REGISTRAR. AS FOTOGRAFIAS TEM VÁRIAS FUNÇÕES: REGISTRAR FATOS HISTÓRICOS, CAPTURAR IMAGENS DE OBRAS DE ARTE E CONSTRUÇÕES CULTURAIS, ALÉM DE MOMENTOS DO DIA A DIA. UMA FOTOGRAFIA PODE SER APRESENTADA COM DIFERENTES TIPOS DE MEDIDAS.
A) O FORMATO DE UMA FOTOGRAFIA PADRÃO (10X15 CM), LEMBRA QUAL FIGURA GEOMÉTRICA PLANA?
Questão 2
EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR ANDREA DESENHOU UMAS LINHAS. VEJA:
DENTRE AS LINHAS QUE ELA DESENHOU ESTÃO POLÍGONOS E NÃO POLÍGONOS. SABENDO QUE UM POLÍGONO É UMA FIGURA PLANA COMPOSTA POR SEGMENTOS DE RETAS QUE NÃO SE CRUZAM, RESPONDA:
- QUAL É O ÚNICO POLÍGONO APRESENTADO?
- POR QUE A FIGURA G, B E C NÃO SÃO CONSIDERADOS POLÍGONOS?
- OS POLÍGONOS POSSUEM DUAS DIMENSÕES. QUAIS SÃO ELAS?
Questão 3
COMO VOCÊ JÁ SABE, TODO POLÍGONO POSSUI VÉRTICES E LADOS. OS POLÍGONOS PODEM SER NOMEADOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LADOS. COMPLETE:
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VIDEO E CONHEÇA ESSE QUEBRA-CABEÇAS CHINÊS FORMADO POR SETE PEÇAS QUE É BASTANTE UTILIZADO EM SALA DE AULA PARA FACILITAR O ESTUDO DA GEOMETRIA E AMPLIAR O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E DA CRIATIVIDADE.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF03MA16-A) Reconhecer figuras de mesmo formato e suas respectivas medidas por meio de sobreposição, utilizando materiais manipuláveis como peças de quebra-cabeças. (EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |