Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
A multiplicação, como você já sabe é uma das quatro operações básicas da Matemática. A soma sucessiva dos números pode ser representada como uma multiplicação e o seu resultado é chamado de produto. Utilizando as ideias da multiplicação e o raciocínio lógico matemático ampliamos as estratégias de cálculo.
Vamos responder a algumas questões?
Questão 1
Observe o brinquedo que aparece abaixo. Você conhece? Já foi a um parque de diversões? A roda-gigante é um brinquedo bem comum em parque de diversões.
a) Supondo que cada cabine dessa roda-gigante comporte 4 pessoas, quantas pessoas podem subir no total?
b) Como você chegou a essa conclusão?
Questão 2
Observe as representações em cada item e complete as sentenças.
Questão 03
Acompanhe como Antonela calculou mentalmente 2 x 30. Em seguida, calcule mentalmente as multiplicações apresentadas.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz um cálculo bastante interessante que vai te levar a utilizar o raciocínio lógico matemático.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador. (EF04MA03-A) Ler e interpretar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado. (EF04MA06-C) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |