Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Os sólidos geométricos, também chamados de figuras espaciais são figuras tridimensionais que possuem: altura, largura e comprimento.
Os sólidos geométricos possuem sua representação espacial e sua representação planificada.
Vamos responder a algumas questões?
Questão 1
Celina trabalha em uma fábrica que produz caixas, porém como a máquina de corte estava desregulada e, foram feitos alguns moldes errados. A seguir, analise os moldes abaixo e identifique qual das planificações forma a caixa (cubo) a ser produzida.
Depois de encontrar a planificação correta da caixa (cubo) escreva:
- Quantas arestas?
- Quantos vértices?
- Quantas faces?
Questão 2
Juliana foi ao supermercado com sua mãe, chegando em casa sua mãe pediu a ela que ajudasse a guardar as compras. Juliana notou que produtos e até mesmo embalagens lembravam sólidos geométricos – figuras geométricas espaciais, como as que ela havia estudado na escola. Juliana, antes de guardá-las, resolveu agrupá-las de acordo com suas características e formatos.
a) Cite alguns objetos encontrados no supermercado que possuem características e formatos semelhantes aos sólidos geométricos?
b) Qual/quais critério/s Juliana utilizou para fazer a separação e os agrupamentos?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz curiosidades sobre a montanha russa mais alta do mundo.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais (EF05MA16-A) Identificar, associar, analisar e comparar figuras planas e não planas, com ou sem uso de materiais manipuláveis. (EF05MA16-B) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico. (EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais. (EF05MA16-C) Reconhecer faces, vértices e arestas nas figuras espaciais, planificadas ou não. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |