ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL (FORMA DE REDAÇÃO) GERALMENTE ESCRITO EM VERSOS E ESTROFES.
SUA FINALIDADE É EXPRESSAR ALGUM SENTIMENTO, EMOÇÃO OU PENSAMENTO.
A PALAVRA “POEMA” DERIVA DO VERBO GREGO “POIÉO“, QUE SIGNIFICA “FAZER, CRIAR, COMPOR”.
CHAMAMOS DE POETAS OU POETISAS OS AUTORES DOS POEMAS.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
AGORA, É HORA DA ATIVIDADE!
QUESTÃO 1
ENCONTRE NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO OS NOMES DE ALGUNS POETAS OU POETISAS:
CORA CORALINA (CORA)
MANUEL BANDEIRA (MANUEL)
PEDRO BANDEIRA (PEDRO)
RUTH ROCHA (RUTH)
CECÍLIA MEIRELES (CECÍLIA)
VINICIUS DE MORAES (VINICIUS)
X | Z | Y | B | H | M | Z | X | Ç | T | K |
Z | X | C | O | R | A | H | X | Y | Ç | T |
X | Y | E | W | X | N | P | E | D | R | O |
W | H | C | X | Z | U | X | Y | X | W | X |
Z | K | I | Y | Y | E | Z | X | H | P | Y |
X | X | L | K | K | L | R | R | U | T | H |
W | W | I | Y | Ç | X | X | Z | Y | W | Y |
Y | Z | A | V | I | N | I | C | I | U | S |
QUESTÃO 2
QUE TAL COMPLETARMOS O TEXTO LACUNADO?
ONDE VAIS, ______________________
CORRENDO PELO CAMINHO
ASSIM TÃO DESCONSOLADO?
ANDAS PERDIDO, ______________________
ESPETASTE O _____ NO ESPINHO
O QUE SENTES, POBRE COITADO!
— ESTOU COM UM MEDO DANADO
ENCONTREI UM _________________ !
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. |
REFERÊNCIAS | Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |