You are currently viewing História – Documentos antigos

História – Documentos antigos

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

OS DOCUMENTOS ANTIGOS POSSIBILITAM CONHECER E ENTENDER COMO ERAM OS HÁBITOS E MODO DE VIDAS DAS PESSOAS EM OUTRAS ÉPOCAS. É MUITO IMPORTANTE PRESERVAR OS DOCUMENTOS ESCRITOS, FOTOGRAFIAS E IMAGENS PARA QUE A RIQUEZA CULTURAL DE UM POVO NÃO SEJA ESQUECIDA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em:https://pxhere.com/pt/photo/1204474.Acesso em 20 ago. 2022

QUESTÃO 1

VEJA O REGISTRO DOCUMENTAL EM FOTOGRAFIA DA AVENIDA ANHANGUERA NA CIDADE DE GOIÂNIA NA DÉCADA DE 1950:

Disponível em:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico.Acesso em 20 ago. 2022

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E MODIFICAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRÉDIOS E BENS REPRESENTADOS NA IMAGEM COM O QUE PERCEBEMOS ATUALMENTE NA CIDADE DE GOIÂNIA?

QUESTÃO 2

PESQUISE EM SUA CASA ALGUMA FOTOGRAFIA ANTIGA. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DOCUMENTAL FOTOGRÁFICA E RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES?

  1. VOCÊ CONSEGUIU PERCEBER ALGUMA DIFERENÇA EM RELAÇÃO À VESTIMENTA DAS PESSOAS FOTOGRAFADAS?.
  2. EM QUE OCASIÃO A FOTOGRAFIA FOI FEITA E QUEM SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO PRESENTES?

QUESTÃO 3

OS DOCUMENTOS PESSOAIS SÃO IMPORTANTES PARA QUE AS PESSOAS TENHAM SEUS DIREITOS GARANTIDOS E PARA QUE OS SEUS DADOS FIQUEM REGISTRADOS.

CONSULTE SEUS FAMILIARES SOBRE OS DOCUMENTOS PESSOAIS QUE VOCÊ POSSUI. FAÇA O REGISTRO COM A RELAÇÃO DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS.


SAIBA MAIS

Canal Lorena Guimarães de Oliveira “Registro Fotográfico” . Disponível em: https://youtu.be/m9Meq6ScS74 Acesso em: 14 ago 2022

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE CLICANDO AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-2o-ano/


Componente Curricular:História
Habilidade:(EF02HI04) Selecionar  e  compreender  o  significado  de  objetos  e  documentos  pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetem à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
Referências  MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

TV BRASIL GOV. Arquivo Nacional preserva documentos históricos do Brasil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=y06nxHdC4xA. Acesso em 20 ago. 2022.