Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Compreender as ações humanas ao longo do tempo é o que a história se encarrega de estudar. Para tanto utiliza as mais variadas fontes. Analisando as diacronias e sincronias no tempo. Aprendemos recentemente que: durante o processo de tomada do Império Asteca, os espanhóis fizeram alianças com indígenas inimigos dos astecas. A conquista e a colonização do território americano causaram a morte de milhões de indígenas. Atualmente, os descendentes de indígenas continuam lutando por seus direitos. Na época da chegada dos europeus, a América era habitada por cerca de 50 milhões de indígenas. Cada um dos povos indígenas que viviam na América tinha sua própria língua, costumes, tradições, enfim, sua própria cultura. Atualmente, o Brasil é habitado por diversos povos indígenas que mantêm muitos dos aspectos do modo de vida de seus antepassados. E agora …
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Após observar a foto acima, o que podemos concluir sobre os habitantes das Américas antes da colonização?
Questão 2
Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno:
Em 1723, os Manao decidiram vingar Huiuebene. O guerreiro Ajuricaba, seu filho, afastou as aldeias indígenas dos povoados portugueses e comandou ataques através de emboscadas. Os holandeses da Guiana cediam armas aos índios, buscando alianças que não se efetivaram nas áreas de fronteira.
[…] Portugal ampliou os recursos militares para o rio Negro, enviando uma expedição militar com forte artilharia para bombardear as aldeias indígenas. Belchior Mendes de Morais, comandante da expedição, seguiu destruindo aldeias e matando os índios habitantes do rio Negro e seus afluentes. Cálculos oficiais falam em mais de 40 mil índios mortos, além do extermínio do povo Manao. Aprisionado com centenas de outros índios Manao, Ajuricaba rebelou-se a caminho da prisão em Belém, morrendo afogado ao se atirar no rio Negro para escapar dos portugueses.
OLIVEIRA, João Pacheco de. FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A Presença Indígena na Formação do Brasil / Pág. 56 e LACED/Museu Nacional, 2006. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004372.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2022.
- Identifique qual conflito é narrado no texto?
- Quais foram as consequências das conquistas europeias para os nativos?
- Faça uma pesquisa na internet sobre os direitos indígenas nos dias atuais. Eles são respeitados? Dê exemplos.
SAIBA MAIS
Aperte o play, assista o vídeo e tenha mais informações
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando:https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-7o-ano/
Habilidade: | (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista européia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência. |
Referencial teórico | Fico, Carlos. História do Brasil contemporâneo. 1. ed. 2ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2019. Mesgravis, Laima. História do Brasil colônia. 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018. Prado, Maria Ligia Prado. História da América Latina. – 1. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2018 |