ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
LISTA É UM TIPO DE TEXTO QUE TRAZ OS NOMES COLOCADOS ABAIXO UM DO OUTRO, POR ORDEM OU NÃO, DE ALGUM PRODUTO, NOMES DE PESSOAS OU COISAS, COM O OBJETIVO DE ORGANIZAR O QUE SE PLANEJA FAZER.
OU SEJA, É UM TIPO DE TEXTO QUE USAMOS PARA ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES.
EM UMA LISTA OS NOMES DAS PESSOAS OU DOS OBJETOS SÃO ESCRITOS UM EMBAIXO DO OUTRO E PODEM ESTAR ORGANIZADAS EM ORDEM ALFABÉTICA, EM ORDEM DE IMPORTÂNCIA E, ATÉ MESMO, EM ORDEM DE PREFERÊNCIA.
VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LISTAS?
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
MUITO LEGAL O POEMA “AS BORBOLETAS”, RELEIA O POEMA E, EM SEGUIDA ENCONTRE AS CORES DAS BORBOLETAS NO CAÇA PALAVRAS ABAIXO.
AS BORBOLETAS
- VINÍCIUS DE MORAES –
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM NA LUZ
AS BELAS BORBOLETAS
- FRAGMENTO DO TEXTO
H | Y | B | G | B | V | B | L |
Ç | Z | X | V | O | N | Y | W |
X | T | Y | P | R | E | T | A |
C | H | H | R | B | S | D | Z |
S | R | J | S | O | X | R | U |
D | F | P | D | L | V | C | L |
A | M | A | R | E | L | A | T |
Q | D | M | Y | T | C | B | N |
W | Z | B | R | A | N | C | A |
AGORA, VAMOS FAZER UMA LISTA DAS CORES ENCONTRADAS?
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
QUESTÃO 2
VEJAM OS ANIMAIS QUE ESTÃO NA ARCA. AGORA, FAÇA UMA LISTA COM OS NOMES DESSES ANIMAIS. VAMOS LÁ?
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade: | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (GO-EF01LP37) Reconhecer que letras representam sons e que as combinações das mesmas formam sílabas e palavras.(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula / organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti . 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007. 136 p. ISBN 857526-190-8 1. Alfabetização. I.Santos, Carmi Ferraz. II.Mendonça, Márcia. III. Cavalcanti, Marianne C.B. IV. Título. MORAES, Vinícius de. A arca de Noé. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2000. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |