O processo de construção da autonomia na Educação Infantil pode ocorrer por meio de diversas ações educativas e pedagógicas realizadas no cotidiano das Unidades Educacionais.
Essas ações envolvem a exploração de diferentes tempos e espaços, momentos de brincadeiras, trocas diárias entre adultos e crianças, realização de atividades de atenção e cuidado pessoal, de ampliação de repertório, de investigações, de transições cotidianas, entre outros.
Um exemplo de como essas ações podem contribuir para a construção da autonomia é o tempo dedicado às refeições na Educação Infantil.
Esse momento pode proporcionar às crianças oportunidades de desenvolver processos de escolha, tomada de decisões, incentivo à alimentação saudável, reconhecimento e participação em práticas sociais e, consequentemente, o desenvolvimento da autonomia.
Por isso, é fundamental que as Unidades Educacionais valorizem e planejem cuidadosamente esses momentos, a fim de promover uma formação integral das crianças.
Sabendo dessa importância o CMEI Setor União realiza com as crianças a prática do self service – que possibilita a criança servir o seu próprio prato. Vamos conhecer?
Proponentes/Curadoria | NEC — Equipe Educação Infantil Ester Mendes e Izabel Lemos |
Unidade Educacional | CME Setor União |