You are currently viewing Arte – Yoko Ono e “A árvore dos pedidos para o Mundo”

Arte – Yoko Ono e “A árvore dos pedidos para o Mundo”

Você vai conhecer uma artista japonesa chamada Yoko Ono (1933-) que nasceu no Japão, mas ainda bebê foi levada os Estados Unidos, onde seu pai trabalhava. Anos depois voltou para Tóquio (Japão), onde morou até os 18 anos, quando mudou-se para Nova York (Estados Unidos). Nessa cidade conheceu o compositor estadunidense John Cage (1912-1992) e também integrou o grupo de artistas chamado Fluxus. Yoko tem formação acadêmica em música e suas experimentações no campo das artes visuais, da música, da performance e do cinema fizeram com que se tornasse uma referência para artistas do mundo todo. Ela também foi esposa do músico John Lennon (1940-1980), integrante da banda Beatles, os dois foram parceiros na vida e na arte também.
Na obra abaixo a artista convida o visitante a sair da posição de espectador e passar a fazer parte da construção das obras. Esse sentimento de pertencimento é estimulado por meio de diversas instruções em forma de poemas que levam o público a ser coautor, como na obra Árvore dos Pedidos para o mundo (2016): “faça um pedido e peça à árvore que envie seus pedidos a todas as árvores do mundo”, em que diversas mensagens são colocadas nos galhos que compõe a obra.

Veja a imagem abaixo:


Yoko Ono diz: “A ideia deriva de uma tradição japonesa que conheci na infância…. Você tinha de escrever em um papel desejos relacionados apenas ao amor, à saúde e ao dinheiro e pendurá-los em uma árvore, que cresceria e levaria seu desejo para o alto.”
8 de set. de 2009

No vídeo abaixo você conhecerá um pouco mais desta obra:

ATIVIDADE

O momento em que estamos vivendo de isolamento nos convida a perceber aspectos da nossa vida cotidiana familiar com novos olhares. Tal qual como alguns trabalhos da artista Yoko Ono iremos desenvolver uma proposta de atividade por meio de instruções a serem seguidas.

Instruções

Que tal participar de um jogo para despertar os sentidos e estimular novas percepções?

Você pode escolher cumprir duas das três instruções a seguir. Será um desafio à sua criatividade e à sua persistência.

  1. Observe uma planta ou flor durante cinco dias, esteja com ela pelo menos duas vezes ao dia. Anote em um diário de bordo o que ela vai “contar” a você.
  2. Durante três dias, encontre um modo de espalhar bilhetes com mensagens positivas em lugares inusitados da sua casa. Nos dias seguintes, investigue se alguém os percebeu. Anote em um diário de bordo o que aconteceu.
  3. Durante cinco dias, procure experimentar um sabor novo a cada dia, tente dar uma segunda chance a aquele alimento que você não gosta. Anote todas as sensações em um diário de bordo.

Para concluir, converse com os seus familiares, apresente suas anotações e conte como foi sua experiência.

Para refletir

  • Como você se sentiu ao longo das experiências que escolheu fazer?
  • O que você descobriu sobre si mesmo ao realizar essas atividades?

Espero que tenham gostado da experiência! Até a próxima!


Proponentes – ProfessoresReijane Olímpia da Cunha
Instituição EducacionalEscola Municipal Professora Marília Carneiro Azevedo Dias
CRECentral
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicoshttps://pt.wikipedia.org/wiki/Yoko_Ono acessado no dia 08/04/2021 Se liga na arte: manual do professor/ Rejane Galvão Coutinho…1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018 https://vejasp.abril.com.br/atracao/o-ceu-ainda-e-azul-voce-sabe-yoko-ono/ acessado no dia 08/04/2021 https://www.rollingstone.com/music/music-lists/fall-music-preview-2013-the-26-albums-you-need-to-hear-41760/haim-days-are-gone-9-30-227665/ acessado no dia 08/04/2021  https://www.wp.pl/?s=https%3A%2F%2Fwiadomosci.wp.pl%2Fyoko-ono-na-wystawie-podaruje-warszawiakom-telefon-6037696064279681a&nil&src01=6a4c8 acessado no dia 08/04/2021   http://maka-wi.com/el-arbol-de-los-deseos.html acessado no dia 08/04/2021