You are currently viewing Educação Física – Vôlei sentado

Educação Física – Vôlei sentado

Olá! Seja bem vindo ao Programa Conexão Escola.

Esta aula foi veiculada na TV. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos falar sobre vôlei sentado.

Vôlei sentado é uma modalidade esportiva, praticada por homens e mulheres, que desde 1980 faz parte dos jogos paraolímpicos, o qual até hoje se mantém.

É um esporte que funciona de forma adaptada, para que atenda às necessidades de jogadores amputados, lesionados na coluna vertebral, acometidos pela paralisia cerebral e deficiências locomotoras.

Você já tinha ouvido falar nesse esporte? Assista agora o vídeo do Professor Giovani Soldera e descubra mais sobre o assunto!

“Vôlei – Aprendendo sobre o vôlei sentado” – Canal: Prof. Giovani Soldeira – Link: VOLEIBOL APRENDENDO SOBRE O VÔLEI SENTADO – YouTube

Como o Professor Giovani explicou, o vôlei sentado tem basicamente as mesmas regras e características do vôlei tradicional. Igual no vôlei tradicional, a partida é dividida por sets, sendo a melhor de 5, sendo que quem ganhar 3 sets, vence o jogo. 

Em cada set tem que marcar 25 pontos e tem que haver uma diferença de dois pontos para que alguma das equipas conquiste o set. Se durante a partida cada equipe conquistar 2 sets, é jogado um último set, chamado de tie break, que é em tudo igual aos outros, mas este acaba aos 15 pontos.

Também igual ao vôlei tradicional, a equipe de vôlei sentado é composta por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. O que difere é a constituição da equipe, onde no vôlei sentado, a escalação deve obedecer a regulamentações que determina quantidade de jogadores de acordo com o grau de limitação. 

Essa regulamentação determina que cada equipe tem o direito de contar com, no máximo, dois jogadores com pequenas amputações dos membros ou com problemas de articulações leves, desde que não estejam em quadra ao mesmo tempo. E os demais são jogadores com maiores amputações dos membros e também aqueles com problemas de locomoção mais acentuados.

No vôlei sentado, o jogador deve ter contato com a quadra com uma parte do corpo entre o ombro e os glúteos sempre que tocar a bola. É proibido erguer-se ou pôr-se de pé. Uma pequena perda de contato com a quadra é permitida para jogar a bola, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede. Não é permitido perder contato com a quadra nos momentos de saque, bloqueio e golpe de ataque.

Outra regra importante de se saber é que não há problemas se acontecer o contato das pernas de jogadores de um time com os do outro, porém as mesmas não podem atrapalhar o jogo do adversário.

Assista agora a uma partida de vôlei sentado, observe como ele é jogado e identifique as regras que aprendemos nessa atividade.

“Voleibol_Sentado” – Canal: Patrícia Miranda – Link: VOLEIBOL _ SENTADO… – YouTube

Mesmo sendo uma modalidade adaptada, o vôlei sentado é muito dinâmico e emocionante. Todos nós deveríamos experimentar alguma modalidade do paradesporto, porque só assim estamos nos colocando no lugar do outro, vivenciando e entendo as dificuldades e potencialidades das pessoas com deficiência, e derrubando estigmas que associam essas pessoas à incapacidade.Afinal deve-se prevalecer o respeito e aceitação das diferenças individuais acima de tudo.

Para saber mais sobre o assunto, vamos assistir ao vídeo do Joel Zaratim, que é professor daqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Se liga aí!

“LBI – Inclusão e esporte” – Canal: Joel Ribeiro Zaratim – Link:LBI – Inclusão e esporte – YouTube

Pessoas com deficiências acima de tudo são pessoas. Tem direitos, em condições de igualdade, de uma vida social justa, digna e com qualidade. E isso inclui o direito ao esporte.

Para as pessoas com deficiências a prática esportiva é muito importante. Através do esporte elas conseguem superar os diversos desafios da própria condição de deficiência, ampliando a autonomia diante, não apenas do esporte, mas da sua vida como um todo, refletindo diretamente em sua qualidade de vida. Além disso, o esporte favorece a criação e fortalecimento das amizades, melhora a autoestima e cria uma autoimagem corporal positiva.

Assista ao vídeo da Record TV Goiás, e conheça historias de superação do paradesporto, que são inspiradoras.

“Exemplos de Superação: Campeonato brasileiro de vôlei sentado” – Canal: Record TV Goiás – Link: EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO: CAMPEONATO BRASILEIRO DE VÔLEI SENTADO – YouTube

Essa reportagem que vocês acabaram de assistir é do ano passado. Vamos descobrir se a seleção brasileira feminina de vôlei sentado conseguiu a tão desejada vaga para a Olimpíada de Tóquio de 2021?

Se liga aí no vídeo que o professor e técnico dessa seleção gravou, exclusivamente, para vocês.

“Vôlei Sentado” – Canal: Lopes de Melo – Link: Vôlei Sentado – YouTube

Agora vamos praticar! Vamos adaptar o vôlei sentado aí na sua casa. Chame seus familiares para jogar com você.

  • Primeiramente você irá escolher o espaço mais amplo da sua casa e ausente de obstáculos, como móveis e buracos. 
  • Após a escolha do espaço é importante a sua delimitação e marcação. Para a marcação da sua quadra, pode-se usar fitas adesivas ou riscar o chão com giz. Mas não esqueça de perguntar ao seu responsável se pode usar giz.
  • A rede você pode adaptar usando um barbante ou corda. E você pode prendê-los em cadeiras a uma altura aproximada de 1 metro.
  • A bola pode utilizar qualquer uma que tiver em casa ou até mesmo usar balões. 
  • Utilize as regras que aprendeu nessa atividade, caso necessário, adapte. O principal objetivo dessa vivência é sempre manter o bumbum no chão e se divertir.

Depois que você experimentar o vôlei sentado e se divertir com sua família, registre em seu caderno:

  • O que você achou da sua experiência com o vôlei sentado?
  • Você e seus familiares tiveram alguma dificuldade? Quais?
  • Você acha importante o incentivo da prática do vôlei sentado? Porque?
  • Como o vôlei sentado auxilia na integração social das pessoas com deficiências?

Caso você tenha algum tipo de deficiência ou conheça alguém que tenha e queira praticar o paradesporto além das aulas de Educação Física da sua escola, procure o Centro de Referência Paraolímpico, que fica no Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia. Lá são oferecidas iniciação esportiva para crianças e jovens de 5 a 18 anos, nas modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado e parabadminton. Devido a pandemia do coronavírus essas atividades foram paralisadas com previsão de retorno em fevereiro de 2021.

Chegamos ao final da atividade! Espero que tenham compreendido que as diferenças entre as pessoas não são problemas, mas sim diversidade. 

Vivencie e divulgue o vôlei sentado, incentivando as pessoas com deficiências a perceberem o esporte como uma opção de lazer e de realização pessoal.

Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – 6º ano/Turma F – Corpo, Expressão e Movimento

Componente CurricularHabilidades
Educação Física(GO-EF06EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede, de invasão, de campo/taco, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
 
(EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: