You are currently viewing Você já jogou Alquerque?

Você já jogou Alquerque?

Os registros sobre os jogos de tabuleiro existem há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Desde o seu surgimento, esses jogos trazem uma forma lúdica e imaginária de representar a disputa de territórios, exércitos, armas, enfim, aquilo que era de interesse e de valor para os jogadores. Com o passar dos tempos os jogos de tabuleiro se tornaram muito populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.

Nessa atividade, você conhecerá um deles, o “Alquerque”, que deu origem a um jogo bastante tradicional e popular, o “jogo de damas”. Assista ao vídeo abaixo para entender como são as regras e como se joga:

Vídeo 1:

Alquerque – Um antigo jogo precursor do Jogo de Damas – Canal: VemKaJogar



Atividade

O desafio agora é jogar e, para isso, precisará construir um tabuleiro.

Abaixo temos o gabarito de um tabuleiro de Alquerque.

1 – Com a ajuda de um adulto, reproduza a imagem abaixo em uma folha (pode ser um papel A4, cartolina ou papelão). As medidas do tabuleiro são 30cm x 30cm.

Figura 1: Tabuleiro de Alquerque

Fonte: SME, 2020

2 – Com o tabuleiro pronto, você precisará separar alguns objetos para servirem de peças para o jogo. 

  • Utilize tampinhas de garrafa, feijões maiores, miçangas, botões, etc. Você precisará de um total de 24 objetos, sendo que são doze de cada cor, formato ou tamanho (para diferenciar o adversário). 

3 – Agora convide alguém da sua casa para uma partida de Alquerque. Lembre-se de explicar as regras e o objetivo do jogo. Faça um registro fotográfico da construção do tabuleiro e das partidas que foram realizadas. Assim, você poderá mostrar como foi essa experiência. 

4 – Após jogar bastante e se divertir muito, realize um registro escrito em seu caderno descrevendo as informações que aprendeu nessa atividade sobre a origem e o significado desse jogo. Escreva também um manual informando como se joga Alquerque e como construir um tabuleiro.                

BONS ESTUDOS!!!

SAIBA MAIS:
ENCONTRE MAIS POSSIBILIDADES DE JOGOS DE TABULEIRO NOS LINKS ABAIXO

Tabuleiro multijogo 1 – Alquerque” – Canal: Lobogames UFRGS –

Jogo da onça – Tabuleiro de Suetônio” – Canal: Prancheta do Suetônio – Fábio Dias –

O primeiro jogo da história – De quem é a vez? – História” – Canal: Rafael Studart –
Objetos de conhecimento:Jogos de Salão
Habilidades(GO-EF03EF17) Vivenciar e fruir diferentes tipos de jogos de salão, empregando seus valores, regras e significados.