You are currently viewing Viagem às Américas

Viagem às Américas

Olá! Você sabia que o teatro é uma linguagem artística, assim como a dança, as artes visuais, a música, o cinema? Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena. De forma resumida, podemos definir esses elementos assim:

Personagem: Papel interpretado pelo ator ou atriz num espetáculo teatral. O ator ou a atriz não são o personagem, eles apenas o interpretam.
Figurino: Conjunto de vestuários usados pelos atores e atrizes em cena para compor suas personagens. O figurino nos ajuda a identificar quem são os personagens, em que época ocorre a história, quais classes e papeis sociais são representados ou até mesmo revelar traços da subjetividade dos personagens.
Adereços: Conjunto de objetos que ajudam a compor o figurino (colares, pulseiras, relógio, brincos, enfeites de cabelo­)
Maquiagem: Utilizada para a caracterização dos personagens. Também serve para produzir efeitos como marcas e machucados, assim como outras mudanças físicas.
Cenário: Conjunto de elementos organizados no espaço cênico (onde ocorre o espetáculo). Pode representar o lugar ou lugares onde ocorre a história. Pode criar ambientes improváveis ou impossíveis e até mesmo pode sugerir estados emocionais e psicológicos da personagem.
Objetos de cena: Conjunto de objetos que são manipulados pelos atores e atrizes durante o espetáculo teatral.
Sonoplastia: Conjunto de sons, músicas, ruídos (vocais, corporais, eletrônicos ou instrumentais) utilizados para enfatizar emoções, situações, demarcar ações e acontecimentos.
Iluminação: Conjunto de luzes utilizadas para iluminar os personagens, criar e iluminar ambientes, criar efeitos luminosos, contribuir para a dramaticidade do espetáculo.

É importante saber que, muitas vezes, alguns desses elementos estão presentes nas mais diversas manifestações culturais do mundo todo, em diferentes épocas.

Partindo dessa ideia, assista ao vídeo a seguir e tente identificar quais elementos teatrais estão presentes no ritual indígena “Kuarup”.

Fonte: Youtube, “KUARUP – Ritual de homenagem aos mortos ilustres” do canal Iano M
ac

Em seu caderno, liste os elementos que você conseguiu identificar e escreva como esses elementos são utilizados na manifestação cultural apresentada no vídeo.

SAIBA MAIS

Leia a matéria Cultura africana do site Brasil Escola:

https://brasilescola.uol.com.br/cultura/cultura-africana.htm

Assista os vídeos abaixo para aprender mais sobre o assunto:

Fonte: Youtube, “Brasil possui 25 manifestações reconhecidas como patrimônio imaterial pela Unesco” do canal TV BrasilGov

Fonte: Youtube, “Edinburgh Tattoo 2014 – Zulu Warriors of South Africa” do canal PalenSkate

Fonte: Youtube, “Breve História da Cultura Africana” do canal
andrelkpk

HABILIDADES(GO-EF08AR25-B) Conhecer, explorar, valorizar e refletir sobre elementos constitutivos da linguagem teatral, presentes em diferentes manifestações culturais mundiais, com foco nas Américas.

(“Eixo Temático”)  Corpo, Expressão e Movimento. | H – 8º ano