You are currently viewing ARTE – Vamos fotografar?

ARTE – Vamos fotografar?

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes visuais foi veiculada na TV no dia 18/03/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade


Capturar o instante em uma caixa preta! Aprendendo a desenhar com luz!


disponível em Pixabay https://cdn.pixabay.com/photo/2018/05/03/15/18/sunset-3371575_960_720.jpg Acessado em 11/03/2021

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Fotografia.


ARTES VISUAIS | 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

De certa forma, a humanidade sempre sonhou com a fotografia! Parar o tempo! Capturar o instante em uma caixa preta! Levamos séculos, milênios, para desvendarmos os mistérios e chegarmos até a fotografia, tal qual a conhecemos hoje, tão presente em nossas vidas! Estamos começando hoje uma incrível jornada! Onde ao final, aprenderemos a desenhar com luz! Vem comigo?   

 Hoje, vamos começar a conversar sobre algo muito importante:  A fotografia!!  E como ela tem sido importante neste período de pandemia! E como temos conversado através das imagens nesse longo período de quarentena!     

 Você sabia que a palavra fotografia significa: Desenhar, escrever com luz?   A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de “heliografia”, gravura com a luz do Sol. Paralelamente, Daguerre, outro francês, produzia com uma câmera escura efeitos visuais em um espetáculo denominado “Diorama”. Saiba mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia. 

Disponível em Pixabay: https://cdn.pixabay.com/photo/2014/11/30/14/11/cat-551554_960_720.jpg Acesso em 11/03/2021

É incrível como a fotografia é fantástica! De certa forma, o ser humano sempre quis congelar o tempo e registrar momentos únicos que não voltam mais! E hoje vamos aprender sobre o elemento mais importante da fotografia? A luz!  Vamos aprender que você pode fotografar a favor da luz e contraluz?   Com fotos contraluz criamos um ar de mistério e algo de mais dramático nas nossas fotos. Com fotos a favor da luz criamos um resultado mais claro e harmonioso, quase um “fotoshopzinho” natural, conseguimos disfarçar melhor ruguinhas e marcas de expressão. 

Para saber um pouco mais, assista ao vídeo: “Dominar a luz te dá esse poder”. O link está logo abaixo:

https://www.instagram.com/p/CKNDjhRldK2/?igshid=1aabd302biywa

Atividade 1: 

Você gosta de fotografar? Já tirou uma selfie? (uma foto de si mesmo)? Que tal tirar duas selfies agora? Vamos mostrar sua beleza ao mundo =)  Tire uma selfie a favor da luz e outra contraluz!! Use o seu celular, tablet ou máquina fotográfica para essa atividade!! Ou você pode pedir também o do seu responsável emprestado para realizar essa atividade!  E que tal enviar a sua obra de arte para os amigos e parentes distantes de quem está com saudades durante esse período de pandemia? Assim você poderá comunicar a eles que está aprendendo muitas coisas novas em suas aulas de artes!!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF09AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes  visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o  movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a  proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, a expressão artística  e imagética em contextos variados e significativos.

(EF79AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como o desenho, a pintura, a colagem, os quadrinhos, a dobradura, a escultura, a modelagem, a instalação, o vídeo, a fotografia, a performance, o grafite, a tecelagem, entre outras possibilidades expressivas, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.