You are currently viewing ARTE – Vamos fotografar? A cor na fotografia

ARTE – Vamos fotografar? A cor na fotografia

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 15/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Se fotografia significa “desenhar com luz” vamos aprender a usar a cor na fotografia?


Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/f%C3%A9rias-viagens-ver%C3%A3o-estilo-de-vida-2880261/

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Fotografia


ARTE| 9º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Aprendemos na nossa aula passada que a palavra fotografia, literalmente, significa desenhar com luz. E que a fotografia sempre foi desejada pela humanidade, parar um instante no tempo.


Hoje, vamos começar a aprender sobre os elementos visuais. Uma obra de arte visual (uma pintura, um desenho, uma fotografia, etc…) é composta de elementos visuais, é como um alfabeto, que nos comunica coisas, que expressam essa obra de arte visual.

Por que isso é importante? Conhecer e saber analisar esses elementos nos ajuda na interpretação de obras visuais – a entender melhor a mensagem que o artista quer transmitir para nós por meio do seu trabalho.

         Existem vários elementos visuais na fotografia. Vamos aprender sobre eles? Não se preocupe! Vamos bem devagar e você conseguirá acompanhar! E o primeiro elemento visual que iremos estudar é a cor. 

       A cor! A cor nos conta muito sobre os nossos sentimentos!! Cores quentes como o laranja, o vermelho e o amarelo transmitem calor, alegria e intensidade!! Cores frias como o azul, verde e o cinza, já passam uma ideia de calma, tranquilidade e quietude. Observe as imagens à baixo:


Fotos de laranjas e romãs.Disponivel em: https://cutt.ly/dxMdan9
Acessado em: 24 de fev. de 2021.

Pessoas na praia. Disponível em: https://cutt.ly/lxMdQR1

Foto em cores frias. Disponível em: https://cutt.ly/YxMdHiJ

Foto com cores frias. Disponível em: https://cutt.ly/vxMd1FG
Acessado em: 24 de fev. de 2021.  

O que você sentiu vendo essas imagens? Pense em como as cores (quentes e frias) despertaram sentimentos diferentes. 

Atividade: 

Vamos à prática?  Lembre-se sempre, fotografia é prática!! Tire duas fotos. Uma com cores quentes e outra com cores frias e compare os resultados. O que cada uma expressa! Alegria?  Tristeza?  Calor?  Frio?  Boas fotos!!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades estruturantes

(GO-EF09AR04-A) Explorar os elementos constitutivos das artes  visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, o  movimento, a textura, os planos, a perspectiva, a composição, a  proporção, o equilíbrio e desenvolver a produção, a expressão artística  e imagética em contextos variados e significativos.

(EF79AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como o desenho, a pintura, a colagem, os quadrinhos, a dobradura, a escultura, a modelagem, a instalação, o vídeo, a fotografia, a performance, o grafite, a tecelagem, entre outras possibilidades expressivas, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.