You are currently viewing Vamos falar sobre  arte!?

Vamos falar sobre arte!?

Hoje aprenderemos um pouco sobre os elementos constitutivos da  arte. Fique atento!! A linha é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Na palma da nossa mão? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas. A linha é obtida através de infinitos pontos. Também é obtida através do “rastro” de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha. Observe as linhas abaixo:

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/805370345837691147/

ATIVIDADE 1

Era uma vez uma linha, que era muito assanhadinha e vivia se transformando em coisas diferentes. Leia o texto abaixo com atenção:

A LINHA ASSANHADA 

(Autor: Carlos Jorge)

Era uma linha assanhada,

Era tudo e quase nada…

Era um retângulo, um quadrado,

um círculo ou um triângulo.

Era torta, reta, curva, semi-reta.

Inventava e desenhava formas…

Outro dia foi montanha.

Se desmanchou e virou céu…

Se cansou e virou mar…

Se aborreceu e virou sol…

Reta, curva, torta e quase certa.

Certo dia imitou homem…

Não gostou e virou bicho.

Enrolou e enroscou.

Se contorceu para endireitar.

Se engasgou para consertar e embaraçou.

Virou um tanto de coisas grandes, miúdas.

Acertou e desacertou.

Rolou pra lá e pra cá.

Virou ponto e sossegou.

Quando meu nome, num coração ela formou.

Se você fosse uma linha, o que gostaria de ser?

(Fonte: Acervo Pessoal)

ATIVIDADE 2 (Essa atividade deve ser feita no caderno)

Vamos ilustrar a poesia? Se você tiver um barbante, pode fazer as ilustrações com a linha, se não tiver barbante, pode desenhar mesmo.


Era um retângulo, um quadrado,
um círculo ou um triângulo.

Outro dia foi montanha.
Se desmanchou e virou céu…

Se aborreceu e virou sol…

Certo dia imitou homem…

Se você fosse uma linha, o que gostaria de ser?
Ciclo da Infância/Ciclo da Adolescência ou EAJACiclo da Infância
Turma/agrupamentoB
Componente Curricular:Arte
Ciclo da Infância e Adolescência:
Habilidade estruturante
Habilidades Complementares
EAJA:
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

Habilidade estruturante:(GO-EF02AR02-B) Conhecer s elementos constitutivos das artes visuais: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística.
Proponentes – ProfessoresLiliane Tosta Costa Barbosa
Viviane Aparecida Garcia Guimarães
Instituição EducacionalEscola Municipal Pedro Gomes de Menezes
CREBrasil Di Ramos Caiado
Referencias – Texto elaborado com fins pedagógicos.Figura 1: https://br.pinterest.com/pin/805370345837691147/ . Último acesso: 13/03/2021