You are currently viewing Língua Portuguesa – Vamos estudar sobre estratégia de leitura – distinção de fato e opinião

Língua Portuguesa – Vamos estudar sobre estratégia de leitura – distinção de fato e opinião

Olá educandos! Vamos continuar nossos estudos sobre os gêneros publicitários! Agora aprendendo a distinguir fato e opinião! Vamos começar?


Como temos estudado ao longo de nossas aulas, é muito importante realizar uma leitura crítica de todos os textos (verbais e não verbais). Da mesma forma que é fundamental exercitar nossa crítica, é importante saber que há diferenças entre fato e opinião. A distinção destes conceitos nos leva a Problematizar uma situação constante na internet: a Fake News.

Observe a Fake News abaixo:


Vamos a algumas perguntas:

1. Quais as evidências de que a notícia é falsa?

2. Como o Ministério da Saúde desmistificou a Fake News?

Atenção educandos!

Toda informação falsa induz as pessoas ao erro! Observe que as informações falsas estão cercadas de informações, também, verdadeiras. É muito importante que você passe a perceber onde estão escondidos os perigos e as consequências das Fake News!

1. Desenvolvimento do conteúdo/conhecimento com instruções claras inserindo os materiais, intercalando com textos escritos orientadores. Conectar os elementos CONTEÚDOS/CONHECIMENTO – MATERIAIS – TAREFAS, sempre disponibilizando ensino sobre aquilo que será cobrado nas tarefas.

SE NECESSÁRIO, LINKAR COM ATIVIDADES JÁ DISPONIBILIZADAS NA PLATAFORMA INSERINDO O LINK DA PÁGINA.

Vamos para nossa atividade de pesquisa?

1. Acesse o link para assistir https://www.youtube.com/watch?v=HfkY0IYS52k

2. Você considera que muitas pessoas acreditam nas notícias falsas como se fossem verdade?

3. Como você pode contribuir para combater as Fake News?

4. Registre tudo em seu caderno!

Você percebeu como é importante a leitura crítica e a identificação das Fake News? É muito importante realizar as atividades propostas!

Aguardo vocês!

OBJETOS DE CONHECIMENTO:(DC GO Ampliado): Sentidos construídos a partir das condições sociais de produção do enunciado
Estratégias de produção de textos jornalísticos
Planejamento, elaboração, revisão, edição.
HABILIDADES:(EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, as escolhas lexicais, as construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido.
(GO-EF89LP40) Explorar efeitos multissemióticos (linguagens verbal, não verbal, visual e sonora) em variados gêneros.

Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ética e Cidadania