You are currently viewing Vamos estudar a produção e edição de textos publicitários

Vamos estudar a produção e edição de textos publicitários

Olá educandos! Vamos continuar nossos estudos sobre os gêneros publicitários! Agora aprendendo a produzir e editar textos publicitários! Vamos começar?

Como vimos na aula anterior, uma campanha publicitária é diferente de um anúncio publicitário. O anúncio publicitário serve para divulgar produtos e serviços no dia a dia. Já a campanha publicitária envolve processos mais elaborados e um período para acontecer. Ela pode envolver vários anúncios e estratégias persuasivas. Assim, vamos aprender hoje como produzir e editar textos publicitários em prol da ética e da cidadania.

Vamos começar com o gênero panfleto/folheto

Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões, com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. É importante lembrar que os elementos de imagem e texto presentes nos panfletos/folhetos não são meramente ilustrativos ou decorativos. Eles têm uma função muito importante no contexto da publicidade.

Veja o exemplo abaixo:

Vamos analisar o texto?

  • O panfleto/folheto transmite informações ou oferece um produto?
  • A linguagem é formal ou informal?
  • Para quem é direcionado o panfleto/folheto?
  • As imagens estão coerentes com o texto escrito?

1. Desenvolvimento do conteúdo/conhecimento com instruções claras inserindo os materiais, intercalando com textos escritos orientadores. Conectar os elementos CONTEÚDOS/CONHECIMENTO – MATERIAIS – TAREFAS, sempre disponibilizando ensino sobre aquilo que será cobrado nas tarefas.

SE NECESSÁRIO, LINKAR COM ATIVIDADES JÁ DISPONIBILIZADAS NA PLATAFORMA INSERINDO O LINK DA PÁGINA.

Observem que o processo de produção e edição de um panfleto/folheto requer:

  • Escolha da arte (cor, tamanho da letra, imagens)
  • Uso da linguagem adequada (frases, texto verbal e não verbal)
  • Reconhecer o público alvo (para quem é direcionado o panfleto/folheto)

Vamos para nossa atividade e pesquisa?

Para desenvolver esta atividade basta seguir as orientações abaixo:

1. Selecione alguns panfletos/folhetos pelo site www.google.com (clique em imagens)

2. Faça uma busca sobre o tema: Direitos humanos e cidadania

3. Selecione 5 (cinco) panfletos/folhetos diferentes (atenção ao tema proposto: Direitos humanos e cidadania)

4. Registre em seu caderno:

a. Quais são os panfletos/folhetos mais criativos?

b. Quais são os que melhor transmitem a mensagem?

c. Qual panfleto/folheto você recomendaria para divulgação? O que melhor transmite o argumento?

5. Qual panfleto/folheto melhor utiliza a linguagem (verbal e não verbal)?

Você percebeu como é importante o uso da língua portuguesa na edição e produção de um panfleto/folheto? É muito importante realizar as atividades propostas!

Na próxima aula vamos estudar sobre a produção e edição de textos publicitários: panfletos/folhetos e o uso dos adjetivos e advérbios  

Aguardo vocês!

OBJETOS DE CONHECIMENTO: (DC GO Ampliado) :   Sentidos construídos a partir das condições sociais de produção do enunciado Estratégias de produção de textos jornalísticos Planejamento, elaboração, revisão, edição    
HABILIDADES:   EF89LP06) Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, as escolhas lexicais, as construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido   GO-EF89LP40) Explorar efeitos multissemióticos (linguagens verbal, não verbal, visual e sonora) em variados gêneros.)  

Ciclo da Adolescência – Turma H (8º ano) – Ética e Cidadania