You are currently viewing ARTE – Vamos desenhar?

ARTE – Vamos desenhar?

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes visuais foi veiculada na TV no dia 17/03/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Aprendendo a desenhar a partir do mangá (um estilo de desenho japonês!).


Naruto, Anime, Ninja, Mangá, Japonês, Retrato
https://pixabay.com/pt/illustrations/naruto-anime-ninja-mang%c3%a1-japon%c3%aas-5818259/

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Anime; Mangá


ARTES VISUAIS | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Você tem vontade de aprender a desenhar? (Espero que sim!) É tão bom desenhar! E TODOS! TODOS, podemos aprender a desenhar (basta querer!) Hoje, vamos começar uma série de aulas em que, sim! Você irá aprender a desenhar! Não se preocupe! Vai dar certo! (Só confia!) Eu vou te ensinar passo a passo e nós vamos começar essa incrível jornada aprendendo a desenhar a partir do mangá (um estilo de desenho japonês!). Você conhece algum anime? Já viu algum episódio de Naruto, Dragon Ball, One Piece Man? Ou outro anime? Então pegue seu lápis, papel e borracha e vamos começar!   


O mangá é um estilo de desenho que surgiu no Japão por volta de 1920, mas que se popularizou após a Segunda Guerra Mundial em 1945. Ozamu Tezuka (1928-1989) é um dos fundadores do estilo, sendo o desenhista responsável por criar histórias como Astro boy e A princesa e o cavaleiro. Ozamu Tezuka ficou conhecido no Japão como o `deus mangá`, por criar um estilo de desenho e narrativa que conectou as pessoas da nação (os animes, se tornaram muito famosos no Japão, e hoje, viraram uma verdadeira febre!).   E ainda de Ozamu Tezuka a famosa frase: “Os olhos são a janela da alma”. 


Entre as principais características no anime estão: 

  • Traços rápidos; 
  • Olhos grandes 
  • Os animes são dramáticos; exagerados 
  • Enquadramento cinematográfico;  
  • Valorização da cultura Oriental 

O mangá é a história em quadrinhos do Japão, já o anime é a animação do mangá, são os mangás que fizeram muito sucesso e acabaram indo para a televisão ou outras mídias. Será que você conhece algum anime ou já assistiu algum? Alguns exemplos de anime que fizeram ou fazem sucesso no Brasil são: Naruto, Pokemon, Samurai X, One Punch Man, Dragon Ball… entre tantos outros…  


Atividade 1: 

           Vamos começar a aprender a como desenhar um personagem de anime? Hoje começaremos a aprender a desenhar os olhos. Tente seguir esse passo a passo no seu caderno de artes. Preste atenção aos detalhes! A sombra! Não se esqueça de fazer os brilhos dos olhos! (Essas bolinhas brancas dentro dos olhos)! 

Disponível em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=275
Acessado em: 9 de fev. de 2021.

Bons desenhos!! 

 Até a nossa próxima aula!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

/Habilidade estruturante

(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.