You are currently viewing ARTE – Vamos desenhar? Aprendendo a desenhar olho e par de olhos

ARTE – Vamos desenhar? Aprendendo a desenhar olho e par de olhos

Olá, estudante!

Esta videoaula de Artes Visuais foi veiculada na TV no dia 14/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Aprendendo a desenhar a partir do mangá (um estilo de desenho japonês!). Olho e par de olhos.

https://pixabay.com/pt/illustrations/naruto-anime-personagem-5896567/

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Anime: Mangá


ARTES VISUAIS | 8º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: POLLYANNA BRITO

Preparado para continuarmos nossas aulas de desenho? E sempre que vou ensinar os meus alunos a desenhar gosto de começar pelo mangá, que é um estilo de desenho japonês e que, como conversamos aula passada, trabalha com a simplificação da forma,ou seja, com traços rápidos e simples você conseguirá aprender a desenhar a estrutura de um corpo humano. 


 Hoje, vou começar te contando sobre alguns materiais que podem te ajudar muito a desenvolver o seu desenho. 

Os lápis tipo H são ideais para a confecção de esboços ou desenhos técnicos, como plantas de arquitetura, são lápis mais duros, mas, em contrapartida, proporcionam traços mais claros, que facilitam a correção de erros, uma vez que não costumam deixar marcas ou borrões. Por essa razão, são extremamente indicados para desenhistas iniciantes. Da mesma maneira, produzem melhores resultados quando se deseja fazer sombreados mais claros.


 Já os lápis do tipo B, se caracterizam por sua maciez, além de possuírem traços mais escuros. Como essa família é bastante ampla, é preciso atenção ao grau de maciez e negritude do grafite.

Os de menor graduação, o 2B e o 3B, são úteis para desenhar esboços, enquanto o 3B e 4B ajudam a alcançar o meio tom, além de aplicar o efeito textura. Do 5B ao 9B são a melhor escolha para quem deseja obter um efeito sombreado mais escuro. Ideais para a etapa do acabamento de desenhos artísticos, dentre os quais se incluem os retratos.


Já o Lápis HB, como o próprio nome sugere, mescla algumas características da família H com outras da família B, ocupando uma posição intermediária na escala. Em outras palavras, ele não é nem muito duro, tampouco macio demais, o que amplia significativamente suas possibilidades de utilização. Entre as várias atividades para as quais é indicado lista-se, por exemplo, a escrita ou o desenho técnico. Disponível em: https://pedagogica.com.br/tipos-de-lapis-para-desenho/. Acessado em: 24 de fev. de 2021. 


Se for comprar algum desses lápis, minha sugestão é comprar algum dos lápis intermediários, o 4 HB é ótimo. Com ele você conseguirá fazer o esboço e também sombrear o seu desenho. Mas se puder comprar um de cada: 2 HB para o esboço, o 4 HB para desenvolver e o 6B para sombrear… “Ow”! Você estará muito bem equipado!!

No mais, borracha (se puder ser uma borracha própria para desenho melhor ainda) e papel serão o suficiente para as nossas aulas!!   Vamos à parte prática?  O detalhe mais marcante dos personagens de mangá, sem dúvida, são os olhos. Então, ficaremos algum tempo nesse conteúdo, ok? 



Disponível em: https://wallhaven.cc/w/vmqwqp. Acessado em: 25 de fev. de 2021.

Disponível em: https://wallhaven.cc/w/d5p56l. Acessado em: 24 de fev. de 2021. 

Disponível em: https://wallhaven.cc/w/vg1xlm. Acessado em: 25 de fev. de 2021.

 Vamos a prática

Desenhe da forma mais suave e leve que você puder, isso facilitará na hora de você apagar, caso seja necessário. Faça um traço oval em cima e um traço oval em baixo. Feche as extremidades do desenho. Desenhe uma esfera no centro, grande, ela será a nossa pupila. Faça mais duas bolinhas em volta (esse será o nosso brilho dos olhos) e não se esqueça de sombrear, demonstrando pelo menos três tons de grafite. Não esqueça dos cílios e sobrancelhas. Bons desenhos!!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidades Estruturantes

(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.


Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos.

Disponível em: https://pedagogica.com.br/tipos-de-lapis-para-desenho/. Acessado em: 24 de fev. de 2021.