You are currently viewing Vamos contar histórias?

Vamos contar histórias?

Você gosta de ouvir histórias? E de contar histórias? Hoje vamos assistir a história “A orelha da estátua” escrita por Bonifácio Vieira e dramatizada pela professora Valquíria Duarte. Depois será a sua vez de contar uma história. Que tal começar pela história do seu nome? Como ele surgiu? De quem foi a ideia? Vale soltar a imaginação e criar uma história bem divertida, cheia de caras e bocas para incrementar a sua história.


“A orelha da estátua de José Bonifácio Vieira” Canal: valquiria duarttehttps://www.youtube.com/watch?v=z7f3RW2cQrA&t=5s

Atividade 1 – 

–  Escreva ou grave um áudio explicando como surgiu o seu nome.

– Pergunte para algum familiar como surgiu a ideia do seu nome? Em quem ou o que ele foi inspirado?

Atividade 2 – 

-Use sua imaginação para criar a sua versão da história do seu nome, lembrando que toda história tem início, meio e fim. 

Atividade 3 – 

– Para cada personagem invente uma voz ou um gesto diferente. Agora conte a história na frente de um espelho fazendo caras, bocas, olhares e gestos diversos. 

Atividade 4 – 

– Se possível convide a família para contar a sua história e dê grandes risadas! Para concluir faça um belo desenho que caracterize a sua história.


Saiba Mais | Referências:

“Faz e Conta – Ana Luisa Lacombe – Maratona” Canal: Ana Luísa Lacombehttps://www.youtube.com/watch?v=6gy4QkLlVVg&list=PL17F49FDC5C99352E

Objeto de ConhecimentoContextos e Práticas: Histórias dramatizadas e outras narrativas.
Componentes CurricularesArte
Habilidades(GO – EF04AR18-C) Desenvolver a multisensorialidade ao ver, ouvir e contar histórias dramatizadas e outras narrativas, exercitando a percepção, o imaginário, a memória, a intuição, a reflexão, a emoção, a capacidade de simbolizar, o repertório real e ficcional, refletindo sobre a construção dos enredos.

Proponentes/ Professores:Profa. Ma. Valquíria Duarte da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral GO- 04.
CRE:Brasil di Ramos

 Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – D – 4ºano – Corpo, Expressão e Movimento.