You are currently viewing Vamos conhecer uma fábula?

Vamos conhecer uma fábula?

Olá! Hoje você vai estudar o gênero fábula. Você irá ler,  contar e criar textos. Que tal se aventurar pelo mundo da criação e da contação de histórias?


ATIVIDADE 1

Leia o texto “O ratinho do campo e o ratinho da cidade”.

                             O ratinho da cidade e o ratinho do campo

Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.

            – Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! 

Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país! E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.

              – Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.

Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

ESOPO. Fábulas de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn. 8. reimp. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994, p. 34.

ATIVIDADE 2

O texto que você acabou de ler é uma fábula. A seguir, você irá assistir um desenho animado que reconta essa mesma história. Veja o que permanece igual a história lida e o que é diferente dela. 

“O Rato do Campo e o Rato da Cidade | fabulas de Esopo | Desenho animado infantil com Os Amiguinhos” Canal: Os Amiguinhos – https://www.youtube.com/watch?v=LR1RuL208rY&feature=youtu.be

ATIVIDADE 3

O que você achou do desenho animado? Ele é uma leitura parecida com a que você fez do texto? Que tal contar a história dessa fábula para outras pessoas? Vamos fazer assim: conte a fábula “O ratinho do campo e o ratinho da cidade” para alguém da sua casa.

ATIVIDADE 4

Nesta atividade você conheceu uma fábula. Você percebeu que essa história é pequena, que os personagens são animais que conversam um com o outro e no final há uma lição de moral (um ensinamento para todos nós)? Você notou que o título da história é justamente o nome dos personagens dela?

AGORA É A SUA VEZ DE ESCREVER!

Se inspire na estrutura do texto que você leu, escolha dois animais que você gosta, e crie uma pequena história (uma fábula). Não se esqueça do título (que e o nome dos personagens) e da lição de moral ao final do texto. Depois de registar o texto em seu caderno, ilustre-o.

Saiba Mais | Referências:

“Zona Urbana x Zona Rural”Canal: Suelen Silva – https://www.youtube.com/watch?v=wuggayV80eY&feature=youtu.be

“As cidades se transformam com o passar do tempo” Canal: FTD Educação – https://www.youtube.com/watch?v=M3HDz4-665c&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoLeitura e compreensão de textos literários de diferentes gêneros; Recontos de textos originais e integrais; Produção de textos do campo do campo artístico-literário;
Habilidades(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.(EF15LP19-C) Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas específicas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus etc.(EF35LP25-A) Produzir narrativas de conteúdo temático, planejado de forma coletiva ou autônoma.

Proponentes/ Professores:Joana Darc de Souza, Marlon Cássio Gomes dos Santos, Maria do Rosário Peixoto
Instituição Educacional:E. M. T. I. Mônica de Castro Carneiro
CRE:Central

Ensino Fundamental – Ciclo da infância – Turma D – 4º ano – Ética e Cidadania