You are currently viewing Vamos brincar de Mangá, Tobdaé?

Vamos brincar de Mangá, Tobdaé?

Olá! Tudo bem? Os povos indígenas possuem muitos jogos, brinquedos e brincadeiras. Alguns são bastante curiosos e originais. Outros muito comuns e conhecidos, como por exemplo a peteca. Ela é usada em uma brincadeira indígena chamada Mangá, Tobdaé. Vamos conhecê-la? Mangá, Tobdaé é uma brincadeira feita com peteca, mas o modo de brincar dos indígenas se parece mais com o jogo “queimada” que tanto conhecemos. É jogada com quatro ou seis petecas ao mesmo tempo e com dois jogadores disputando a partida por vez. Ao sinal de um coordenador, os dois jogadores arremessam as petecas na direção do outro tentando atingi-lo e, ao mesmo tempo, evitando ser atingido. Ao ser atingido pela peteca, o jogador sai do jogo, dando lugar para à participante. Vence aquele que se permanecer mais tempo na brincadeira sem ser atingido.


ATIVIDADE 1

Para jogar, você precisa primeiramente construir suas petecas. Serão necessárias pelo menos 4 petecas para a brincadeira. Materiais necessários: sacola plástica, papel (jornal, revista ou folhas usadas) e tesoura. 

Acesse o link a seguir, assista ao vídeo e faça suas petecas. 

“1 de agosto de 2020” Canal: Fagner Marques – https://www.youtube.com/watch?v=mm3fpgYq2GQ&feature=youtu.be

Se você quiser e tiver palhas de milho e penas em casa, pode confeccionar suas petecas do mesmo modo que os indígenas. Seria muito interessante! O vídeo abaixo pode te ajudar.

“1 de agosto de 2020” Canal: Fagner Marques – https://youtu.be/nQcnIP7EvSk 

ATIVIDADE 2

Agora que você já fez suas petecas, vamos conhecer e experimentar a brincadeira Mangá, Tobdaé.

Assista ao vídeo a seguir, para observar como se joga.

“1 de agosto de 2020” Canal: Fagner Marques – https://www.youtube.com/watch?v=F3udez7XE7I&feature=youtu.be

É hora do jogo!

1- Escolha um lugar seguro para jogar peteca (em casa ou quintal);

2- Marque uma linha central dividindo os lados;

3- Convide alguém para jogar com você, cada um com pelo menos 2 petecas;

4- Iniciem a partida lançando as petecas de um lado para o outro. O objetivo é acertar seu oponente e ao mesmo tempo tentar não ser atingido por ele;

5- Vence quem atingir o adversário primeiro.

ATIVIDADE 3

Ao experimentar o jogo Mangá, Tobdaé você deve ter percebido algumas semelhanças e diferenças com a nossa “Queimada”. Faça um pequeno texto, no caderno, comparando essas duas brincadeiras.


Saiba Mais | Referências:


Objeto de ConhecimentoBrincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional. 
Habilidades(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.(GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas.(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

Proponentes/ Professores:Joyce Ramalho Monteiro ZardiniFagner Marques de Paiva
Instituição Educacional:EM Profª Deushaydes R. de Oliveira
CRE:Jarbas Jaime

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D –  4o ano – Corpo Expressão e Movimento