You are currently viewing Vamos às compras?

Vamos às compras?

Tem troco?!?

Olá!

Lembra que semana passada você aprendeu sobre o Sistema Monetário Brasileiro?

Hoje, você vai aprender sobre compras, troco, parcelas, entre outras coisas.

Vamos lá?

No vídeo abaixo, “Um dia no supermercado”, você verá as crianças fazendo compras no supermercado.

(Canal Paraná no Ar, Youtube)


No vídeo, você viu que não é tão fácil fazer compras, não é? É muito importante planejar seus gastos e não gastar mais do que possui.

Se você faz uma compra de R$ 15,00 e paga com uma nota de 20, o caixa deverá devolver a diferença a você:

Isso se chama troco.

Em algumas vezes, nós também podemos pagar nossas compras em partes. Ou seja, podemos pagar em parcelas.

Essas compras são chamadas compras parceladas ou compras a prazo.

Quando é pago em uma vez apenas, a compra se chama “à vista”.

No link abaixo leia a revistinha da turma da Mônica em Superendividados.

ATENÇÃO: Antes de clicar no link, observe a figura abaixo. Nessa imagem você poderá ver como fazer para passar as páginas da revista em quadrinhos do link. ok?

Clique no Link para Ler: http://turmadamonica.uol.com.br/revistasespeciais/?ed=superendividados


E aí? Você gostou da história em quadrinhos?

Responda as perguntas, abaixo, em seu caderno:

a)    Qual é o título da história?

b)    Quais são os personagens dessa história?

c)    O que essa história nos conta?

d)    Existe algum problema ou conflito nessa história?

e)    Como a Mônica e a Magali resolveram a história?


Vamos responder algumas questões sobre dinheiro? Registre os cálculos em seu caderno.

1.    Jéssica recebeu R$ 150,00 de salário na semana. Com esse dinheiro comprou um fone de ouvido por R$ 25,00 e uma capinha para seu celular por R$ 15,00. Quanto ela gastou? Quanto dinheiro sobrou para ela?

2.    Se Jéssica ganha R$ 150,00 e está gastando R$ 200,00 podemos dizer que ela está mantendo o equilíbrio financeiro? Por quê?

3.    Joãozinho foi até o supermercado e comprou cinco laranjas, cada uma custou R$ 0,50. Ao passar no caixa, ele pagou com uma nota de R$ 5,00. Qual foi o valor que ele levou de troco, para casa?

4.    Observe a tirinha a seguir:

Fonte: http://www.aoponto.com.br/2013/01/magali-uma-apaixonada-por-comida/

Se o sorvete custava R$ 5,00, quanto Magali pagou pelos sorvetes?

5.  Uma mercadoria no valor de R$ 780,00 é vendida na forma de pagamento à vista. Caso o cliente deseje comprar a mercadoria em 4 prestações, ele irá pagar 4 prestações de 200 reais.

a)    Qual valor o cliente paga se comprar parcelado?

b)    Qual a melhor forma de pagamento, à vista ou parcelado? Por quê?

Você já está entendendo como utilizar o dinheiro.

Na atividade de hoje foram utilizados textos em forma de histórias em quadrinhos – HQ.

Os quadrinhos podem ser encontrados em jornal impresso, em gibis, nos livros didáticos e até mesmo na internet.

O padrão na HQ é possuir desenhos e textos dentro de balões. Os desenhos e as palavras dos balões se complementam.

Cada quadrinho é uma cena.

Clique no link abaixo e saiba mais sobre a estrutura das histórias em quadrinhos:

Link: https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm


Agora é sua vez de produzir uma história em quadrinhos!

Complete os diálogos dos quadrinhos abaixo.

Para isso, analise as cenas dos quadrinhos e escreva as falas e os pensamentos que combinem com cada cena e também com a sequência de imagens.

Mas antes de fazer, lembre-se de checar:

· Para quem você está escrevendo: criança, adulto – pois dependendo do seu público, muda a forma de dizer.

· A finalidade ou o propósito (esse quadrinho está sendo escrito para quê?).

· A circulação e o suporte (onde o texto vai circular, você vai mostrar para alguém? Onde? suporte físico como no jornal, ou suporte virtual como um blog).

Agora complete os diálogos dos quadrinhos abaixo:

Link: https://i2.wp.com/atividadespedagogicas.net/wp-content/uploads/2017/12/5-2.jpg


ATENÇÃO: Não precisa imprimir a história em quadrinhos, apenas fazer os balõezinhos, identificando e enumerando as cenas.

Até a próxima!


SABER MAIS:

Gênero – Histórias em quadrinhos : https://brasilescola.uol.com.br/redacao/historia-quadrinhos.htm


OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO:HABILIDADES:
Matemática/Lingua Portuguesa




(EF04MA25-A) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento.
(EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens.
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
(EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual e o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias a produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Educação Financeira e Empreendedorismo-/D – 4ºano