You are currently viewing Vamos às compras?

Vamos às compras?

Tem troco?!?

Olá!

Lembra que semana passada você aprendeu sobre o Sistema Monetário Brasileiro?

Hoje, você vai aprender sobre compras, troco, parcelas, entre outras coisas.

Vamos lá?

No vídeo abaixo, Um dia no supermercado”, você verá as crianças fazendo compras no supermercado.

(Canal Paraná no Ar, Youtube)


Você gostou do vídeo?

Nele, você viu que não é tão fácil fazer compras, não é?

É muito importante você planejar seus gastos e não gastar mais do que possui.

Se você faz uma compra de R$ 15,00 e paga com uma nota de 20, o caixa deverá devolver a diferença a você:

Isso se chama troco.

Em algumas vezes, nós também podemos pagar nossas compras em partes. Ou seja, podemos pagar em parcelas.

Essas compras são chamadas compras parceladas ou compras a prazo.

Quando é pago em uma vez apenas, a compra se chama “à vista”.

No link abaixo leia a revistinha da turma da Mônica em Superendividados.

ATENÇÃO: Antes de clicar no link, observe a figura abaixo. Nessa imagem você pode ver como fazer para passar as páginas da revista em quadrinhos do link. ok?

Clique no Link para Ler: http://turmadamonica.uol.com.br/revistasespeciais/?ed=superendividados


E aí? Você gostou da história em quadrinhos?

Responda as perguntas, abaixo, em seu caderno:

a)    Qual é o título da história?

b)    Quais são os personagens dessa história?

c)    O que essa história nos conta?

d)    Existe algum problema ou conflito nessa história?

e)    Como a Mônica e a Magali resolveram a história?


Vamos responder algumas questões sobre dinheiro? Registre os cálculos em seu caderno.

1.    Jéssica recebeu R$ 150,00 de salário na semana. Com esse dinheiro comprou um fone de ouvido por R$ 25,00 e uma capinha para seu celular por R$ 15,00. Quanto ela gastou? Quanto dinheiro sobrou para ela?

2.    Se Jéssica ganha R$ 150,00 e está gastando R$ 200,00 podemos dizer que ela está mantendo o equilíbrio financeiro? Por quê?

3.    Joãozinho foi até o supermercado e comprou cinco laranjas, cada uma custou R$ 0,50. Ao passar no caixa, ele pagou com uma nota de R$ 5,00. Qual foi o valor que ele levou de troco, para casa?

4.    Observe a tirinha a seguir:

Fonte: http://www.aoponto.com.br/2013/01/magali-uma-apaixonada-por-comida/

Se o sorvete custava R$ 5,00, quanto Magali pagou pelos sorvetes?

5. Uma mercadoria no valor de R$ 800,00 é vendida na forma de pagamento à vista. Caso o cliente deseje comprar a mercadoria em 4 prestações, ele irá pagar 4 prestações iguais. Qual valor de cada prestação?

1.    Observe o anúncio a seguir:

Fonte: https://uduluiz.com/sem-juros-banggood2019.html

a) O que está sendo vendido?

b) Qual o valor total do produto?

c)  Se o valor total do produto fosse R$ 1.488,00, nas condições do anúncio, qual seria o valor de cada parcela? 

Você tem o hábito de ler história em quadrinhos?

Qual é seu personagem favorito?

Você sabia que os quadrinhos podem ser encontrados no jornal impresso, em gibis, nos livros didáticos e até mesmo na internet?

 Você já percebeu que as histórias em quadrinhos possuem um padrão no formato e na maneira de contar uma história?

Geralmente, a história em quadrinhos possui desenhos e textos dentro de balões. Tanto os desenhos quanto as palavras dos balões são importantes e se complementam.

A história é organizada em uma sequência na qual cada quadrinho é uma cena. Normalmente, esses quadrinhos estão organizados na direção horizontal, ou seja, um quadrinho fica ao lado do outro.

A mensagem é transmitida não só pelos textos dos balões, mas, também, por desenhos e expressões faciais.

Os balões com textos nas histórias em quadrinhos representam a fala dos personagens nos quadrinhos.

O rabicho (essa pontinha no balão) aponta para o personagem que está falando. Quando há mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo, o balão fica com mais de um rabicho.

Fonte: http://nerdseotomeuniverse.blogspot.com/2014/08/historias-em-quadrinhos-e-tirinhas.html

Clique no link abaixo e saiba mais sobre a estrutura das histórias em quadrinhos:

Link: https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm


Depois de ver tanta coisa legal sobre as histórias em quadrinhos, você já pode se arriscar a construir a sua própria história em quadrinhos, não é?

Se você gostar de desenhar será, ainda, mais fácil .

Utilize a régua e o lápis de escrever para traçar os quadrinhos.

Antes de começar sua história, reflita sobre os seguintes pontos:

– Sobre o que você vai escrever?

– Quais e quantos serão os personagens da sua história?

– O que acontecerá ao longo da história?

– De quantos quadrinhos você vai precisar para contar a sua história?

– Quem serão seus interlocutores (para quem você está escrevendo: criança, adulto).

– Qual é a finalidade ou o propósito (esse quadrinho está sendo escrito para quê?).

– Qual é a circulação? (onde o texto vai circular).

– Qual é o suporte (qual é o portador do texto: suporte físico como no jornal, ou suporte virtual como um blog).

– A linguagem, organização e forma do texto e seu tema.


Lembre-se: essa é a sua primeira história em quadrinhos e, quanto mais você adquirir o hábito de ler histórias em quadrinhos e buscar conhecer sobre o assunto, melhores serão as suas produções daqui para frente.

Até a próxima!


SABER MAIS:

Passeio na feirinha do artesanato

História para crianças -Passeio na feirinha do artesanato

Calculando o troco

Matemática para crianças – dando o troco

Gênero – Histórias em quadrinhos : https://brasilescola.uol.com.br/redacao/historia-quadrinhos.htm

OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO:HABILIDADES:
Matemática/Lingua Portuguesa



(EF04MA25-A) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento.
(EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens.
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
 (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando as tipologias, a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias a produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual.
(“eixo temático”) – Educação Financeira e Empreendedorismo
| E – 5º ano