You are currently viewing Vamos aprender a usar o dinheiro?

Vamos aprender a usar o dinheiro?

Olá! Você agora já conhece um pouco mais sobre as cédulas e moedas mas, temos também que aprender a usar o dinheiro. Tem pessoas que compram coisas sem necessidade. Sabia que isso se chama consumismo?  Aprender sobre o consumismo nos faz valorizar o nosso dinheiro. Vamos ver sobre isso? O consumismo?

Valorizar o próprio dinheiro é muito importante. Saber o quanto pode gastar, o quanto vai pagar por algo, e se realmente é importante consumir um certo produto, são formas de valorizar o nosso dinheiro. Nesta atividade vamos aprender sobre o consumismo. Vamos lá?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e leia a tirinha. Convide seus familiares para ver com você:

https://br.pinterest.com/pin/484348134909572013/

Atividade 2

Após ler a tirinha, reflita

  • Será que os personagens que aparecem na tirinha precisavam comprar um novo produto?
  • Por que na última parte da tirinha aparece um monte de coisas jogadas fora?

Atividade 3

Pesquise na internet ou no dicionário o significado da palavra Consumismo.

Pronto? Pesquisou? Agora, explique para sua família o que essa palavra significa.

Você gosta de histórias? Que tal criar uma bem legal?

Atividade 4

Crie uma história em quadrinhos onde os personagens conversam sobre o consumo consciente, ou seja, sobre não comprar aquilo que não é necessário. Você pode criar sua história em quadrinhos como se fosse uma continuação da tirinha da Atividade 1. Veja a tirinha novamente se for necessário. 

Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa (EF015LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.(EF35LP05-B) Pesquisar, quando não houver compreensão inferencial, no dicionário, o significado de palavras ou expressões desconhecidas, lidas nos textos em estudos.(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual.(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
Matemática 

(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Créditos: Regime de Colaboração Undime e Consed.