Olá! Você agora já conhece um pouco mais sobre as cédulas e moedas mas, temos também que aprender a usar o dinheiro. Tem pessoas que compram coisas sem necessidade. Sabia que isso se chama consumismo? Aprender sobre o consumismo nos faz valorizar o nosso dinheiro. Vamos ver sobre isso? O consumismo?
Valorizar o próprio dinheiro é muito importante. Saber o quanto pode gastar, o quanto vai pagar por algo, e se realmente é importante consumir um certo produto, são formas de valorizar o nosso dinheiro. Nesta atividade vamos aprender sobre o consumismo. Vamos lá?
Atividade 1
Acesse o link abaixo e leia a tirinha. Convide seus familiares para ver com você:
https://br.pinterest.com/pin/484348134909572013/
Atividade 2
Após ler a tirinha, reflita
- Será que os personagens que aparecem na tirinha precisavam comprar um novo produto?
- Por que na última parte da tirinha aparece um monte de coisas jogadas fora?
Atividade 3
Pesquise na internet ou no dicionário o significado da palavra Consumismo.
Pronto? Pesquisou? Agora, explique para sua família o que essa palavra significa.
Você gosta de histórias? Que tal criar uma bem legal?
Atividade 4
Crie uma história em quadrinhos onde os personagens conversam sobre o consumo consciente, ou seja, sobre não comprar aquilo que não é necessário. Você pode criar sua história em quadrinhos como se fosse uma continuação da tirinha da Atividade 1. Veja a tirinha novamente se for necessário.
Componentes: | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF015LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia.(EF35LP05-B) Pesquisar, quando não houver compreensão inferencial, no dicionário, o significado de palavras ou expressões desconhecidas, lidas nos textos em estudos.(EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados a imagens e atentar-se à estrutura textual.(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta. |
Matemática | (EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. |
Créditos: Regime de Colaboração Undime e Consed.