You are currently viewing MATEMÁTICA – VAMOS APRENDER A MULTIPLICAR?

MATEMÁTICA – VAMOS APRENDER A MULTIPLICAR?


Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 14/12, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?


Nessa aula de hoje vamos conversar sobre multiplicação. 

Você tem problemas com esse cálculo? Tem dificuldades para fazer essa operação?

SIM??

Então preste bastante atenção nas explicações do professor Samuel Messias!

É com você professor!!!

“Entenda MULTIPLICAÇÃO” = Canal: MatemáticaTube com Prof. Samuel Messias – Link: https://www.youtube.com/watch?v=nkCZx6vh3l4

O professor Samuel explicou a importância da organização no momento de fazer os cálculos.

Agora vamos relembrar também alguns pontos importantes sobre os números e que nos ajudarão bastante na organização do nosso pensamento com as quatro operações básicas da Matemática.

Lembrando que em nosso sistema de numeração, dez unidades de uma ordem qualquer formam uma de ordem imediatamente superior.



Agora observe o número 782, que foi utilizado no exemplo do professor Samuel.

Ele ocupa três ordens: unidades, dezenas e centenas

Nesse caso o algarismo 2 representa duas unidades

O algarismo 8 representa oito dezenas, ou oitenta unidades

Já o 7 representa 7 centenas, ou 70 dezenas, ou ainda 700 unidades.



A multiplicação define-se como a soma de parcelas iguais.



Veja que essa operação consiste na multiplicação do número 782 por 4

Estamos falando de 4 vezes o 782 e não 782 vezes o 4, portanto são 4 parcelas de 782 e não 782 parcelas de 4.

Com as explicações do professor Samuel Messias foi possível compreender bem o mecanismo da multiplicação.

Agora é hora de consolidar seus conhecimentos, fazendo algumas operações, não se esquecendo de verificar se está certa, ou seja, FAZER A PROVA REAL!

Mas….

Como saber se a resposta está correta?

Você pode somar as parcelas e verificar se o resultado é igual ao da multiplicação

Ou ainda dividir o produto pelo multiplicador, sabendo que o resultado será igual ao multiplicando.

Hoje foi dia de quebrar a cabeça!

Que tal terminar essa aula ouvindo a música “O pássaro ao vento” com Rodrigo Carneiro sua filha Noemi?

“O pássaro ao vento” – Canal: Ma me mi mo Música! – Link: https://www.youtube.com/watch?v=qH2Zv-xp90A

ComponenteHabilidades
Matemática(EF04MA02-A) Reconhecer, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por 1, 10, 100 e 1000, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo. Exemplo: 2435 = 2 x 1000 + 4 x 100 + 3 x 10 + 5 x 1

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 4º ano

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade


“Vamos aprender a multiplicar – Ens Fund – Ed Finan e Empreendedorismo – A ini – Bl 1 – 14 dez 2020” – Canal: Portal Conexão Escola – Link: https://youtu.be/NXqwZBSJcio