You are currently viewing Utilização da equação do primeiro grau no cotidiano

Utilização da equação do primeiro grau no cotidiano

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 16/11, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade estudaremos sobre a utilização das equações do primeiro grau no cotidiano.

Você sabe o que é uma equação do primeiro grau e onde ela é utilizada no nosso dia a dia? Vamos aprender!!

As equações são utilizadas para resolver problemas simples do nosso cotidiano. Veja alguns exemplos:

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo do professor Hélio que apresenta um exemplo de equação do primeiro grau aplicada a um plano de saúde:

“Conexão Escola SME _ O plano de saúde e a função de 1º grau” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=1oqDChUuV0I&feature=youtu.be

Nossa, realmente fica mais fácil quando estudamos a aplicação de um conhecimento matemático aplicado à realidade. Legal né?!

ATIVIDADE 2

Assista a mais um vídeo, com outro exemplo da aplicação da equação do primeiro grau nosso dia a dia. Bora lá!!

“Conexão Escola SME A tarifa da Uber e a função de 1º grau” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=L6j3BTGIuqU&feature=youtu.be

ATIVIDADE 3

Resolva os problemas em seu caderno. Para ficar mais divertido compartilhe com algum familiar ou amigo.

3.1. Um motorista de táxi cobra R$4,50 de bandeirada mais R$0,80 por quilômetro rodado. Determine quantos quilômetros, no máximo, uma pessoa pode percorrer nesse táxi, sendo que ela possui R$70,10.

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:

COMPONENTEHABILIDADES
Matemática(EF07MA18-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, como determinar qual a quantidade de produtos deve ser produzida para se obter determinado lucro ou receita, determinar qual a quantidade de quilômetros deve ser percorridos por um táxi para corresponder a um determinado valor de corrida.
(EF07MA18-B) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1o grau, redutíveis a forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 7º ano