You are currently viewing Geografia – URBANIZAÇÃO EM GOIÁS

Geografia – URBANIZAÇÃO EM GOIÁS

Goiás é um estado em crescimento e vários fatores influenciam o crescimento da população goiana, conheça os principais:

• Construção de Goiânia, na década de 1930, foi feita uma grande campanha publicitária para atrair pessoas à cidade recém fundada. “Trabalho”, essa era a promessa para as pessoas que queriam mudar de vida. E desde essa época o processo migratório para Goiás nunca mais parou;
• Construção de Brasília foi uma obra realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek e estendeu-se de 1957 a 1960. Para a construção da nova capital do Brasil vieram milhares de nordestinos, que trabalhavam na construção dos edifícios da capital e depois ficaram sem emprego, tendo de se mudar para o entorno da nova capital. Também vieram funcionários públicos federais que moravam no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil.

  • Esses funcionários, além de moradias, ganhavam incentivos salariais;
  • Muitas pessoas do sul do Maranhão migraram e continuam migrando para Goiás a fim de trabalhar principalmente no comércio (lanchonetes, bares, restaurantes, ambulantes etc.);
  • Pessoas com melhores condições financeiras costumam migrar para Goiás com o objetivo de estudar, pois Goiânia é um centro universitário.
  • Além de pessoas vindas de diversas partes do Brasil, o Estado de Goiás também recebeu migrantes de outros países – japoneses, italianos, alemães, árabes etc. O nome de Nova Veneza é uma prova disso, uma vez que se trata de uma homenagem à cidade de Veneza, na Itália.

Todos esses migrantes trouxeram consigo seu modo de vida, suas lembranças, sua cultura. Esses traços influenciaram na cultura goiana que incorporou traços da música, da comida, das manifestações religiosas, enfim, das tradições desses migrantes

Fonte

Conforme estimativa populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de Goiás foi o quinto Estado brasileiro cuja população mais cresceu proporcionalmente entre 2018 e 2019, o número de habitantes em Goiás chegou a 7.018.354.

Goiânia é a 10ª cidade mais populosa do Brasil com 1.516,113 habitantes. Aparecida de Goiânia tem a maior população dos municípios do interior do Estado.

fonte

Texto adaptado de Geografia de Goiás, Ivanilton José de Oliveira e Tadeu Alencar Arrais.

Agora registre em seu caderno:

1) Identifique três (03) fatores que influenciaram o crescimento da

população de Goiás.

2) A frota de veículos de Goiânia é, proporcionalmente, uma das maiores do País. É praticamente um automóvel para cada adulto com idade para ter a carteira de habilitação. Não bastasse essa frota imensa de carros, já reparou a quantidade de motocicletas que circulam pelas ruas e avenidas de Goiânia?

Observe a imagem abaixo e responda:

Em sua opinião, quais são os problemas do trânsito de Goiânia?

fonte

3) Converse com um adulto sobre os principais problemas de Goiânia. Depois registre no seu caderno as suas conclusões sobre esses problemas.

Saiba mais

Seguem abaixo, algumas imagens da urbanização em Goiás. Praça Cívica, região central de Goiânia (1940 e 2011)

fonte

Ufa!!!

Viu só, quanta informação?! Levante-se, alongue-se e beba água…

ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!!


Proponentes – Professores  MARIA DA GLÓRIA SILVA MÁRMORE
Instituição Educacional EM LAURÍCIO PEDRO RASMUSSEM
CRE
Habilidade
 CENTRAL
(EF09GE12-A) Relacionar o processo de urbanização com o desenvolvimento tecnológico, industrialização e mecanização da agropecuária, bem como sua ação nas formas de trabalho e circulação do capital, em diversos países, com destaque para o Brasil e o agronegócio em Goiás.