You are currently viewing Unidades de Medidas no Nosso Dia a Dia.

Unidades de Medidas no Nosso Dia a Dia.

Olá! Você sabe como medir sua altura ou o comprimento do seu quarto? Hoje vamos aprender sobre a importância das medidas de comprimento no nosso dia-a-dia. Vamos lá?


Atividade 1

Assistir o vídeo:

“3º ANO MATEMÁTICA MEDIDAS DE COMPRIMENTO” Canal: Mentes Notáveis – https://www.youtube.com/watch?v=6rMzfcy6J5I

Atividade 2

Anotem essas perguntas no seu caderno e responda:

Quais instrumentos de medidas foram mostrados no vídeo?

Qual desses você tem na sua casa?

Qual instrumento foi o mais adequado para medir o quarto? Por que?

Atividade 3

Agora vamos descobrir qual é sua altura nesse momento? Assista o vídeo explicando como podemos descobrir nossa altura:

“Vídeo Explicativo-Medindo a altura da criança” Canal: colegioberlaarpatrocinio – https://www.youtube.com/watch?v=MLgf3j-CUuw

Agora mãos na massa!!!

Qual é a sua altura?

Compare sua altura com outra pessoa da sua família e descubra quem é mais alto, mais baixo e depois registre tudo no seu caderno.


Saiba Mais | Referências:

“Medida de Comprimento” Canal: Tia Florzinha – Ensinando com amor – https://www.youtube.com/watch?v=tJIDx6WDWr4&feature=youtu.be

Objeto de ConhecimentoSignificado de Medida e a unidade de medida. Medidas de comprimento (unidades convencionais e não convencionais);  Registros instrumento de medidas estimativas e comparações.
Habilidades(EF03MA17-A) Reconhecer que o resultado de uma aferição de medidas pode ser representado por números diferentes. Exemplo: a medida do comprimento de uma fita métrica de 2 m pode ser lida como 200 cm. (EF03MA17-B) Reconhecer que o resultado de uma medida pode apresentar variação significativa em unidades de medida não padronizada. Exemplo: medir o comprimento da mesa com o palmo da mão de diferentes estudantes(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. (EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. 

Proponentes/ Professores:Aline Silva da Costa ChavesDhayle Dayane Martins Rubia Kátia da Silva
Instituição Educacional:Escola Municipal Arão Fernandes de Oliveira. 
CRE:Jarbas Jayme.

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma C – 3º ano – Educação financeira e empreendedorismo