Olá, tudo bem? Hoje vamos aprender um pouco mais sobre as unidades de medidas de comprimento que será o quilômetro, o metro, o centímetro e o milímetro. Então pegue o seu caderno de Matemática e siga corretamente o passo a passo de cada atividade.
Vamos começar?
Atividade 1
Clique no vídeo abaixo e assista.
Atividade 2
Assista mais um vídeo.
Atividade 3
Assista o último vídeo.
Título: Como transformar centímetro em metro ou metro em centímetro
YOUTUBE, Canal: Matemática Genial:
Atividade 4
Anote no caderno o resumo das vídeo-aulas:
A cada 1 Km = 1.000 m
A cada 1 m = 100 cm
A cada 1 cm = 10 mm
Agora, copie e responda as seguintes perguntas:
Qual é a unidade de medida usada para:
Medirmos uma estrada? ___________________________
Medirmos um tecido? _____________________________
Medirmos um lápis? ______________________________
Complete as lacunas como se pede:
5 km = _____________ m
23 km = ____________ m
1 cm = _____________ mm
3 cm = _____________ mm
5 m = ______________ cm
10 m = _____________ cm
Pegue sua régua e meça os seguintes objetos:
Celular: ______ cm ou _______ mm.
Lápis: _______ cm ou _______ mm.
Caderno: ______ cm ou _______ mm.
Atividade 5
Resolva os problemas abaixo:
No fim da tarde Leonardo gosta de fazer caminhado no lago da cidade. Ele andou 5.000 metros. Quantos quilômetros ele andou?
A distância de Goiânia até Goianira é de aproximadamente 23 km. Qual é a distância dos dois municípios em metros?
Juliana mediu seu estojo e tem 20 cm. Qual seria a medida em mm?
Até a próxima aula!
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento | Leitura, interpretação, resolução e elaboração de problemas envolvendo medidas de comprimento. |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF05MA19-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de comprimento, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais. |
Proponentes/ Professores: | Elineide Gonçalves da Silva Charlene Ferreira Almeida Nelma Regina Souza de Jesus |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Nossa Senhora da Terra |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Infância – Turma – E – 5º ano – Educação Financeira e Empreendedorismo